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Usando o Google Analytics no site do seu consultório

Usando o Google Analytics no site do seu consultório

Os dentistas que querem sair na frente de concorrência e atrair mais pacientes têm diversas ferramentas a seu favor. Uma delas é ótima para quem tem um site para o consultório, que é o Google Analytics.

Essa ferramenta é gratuita e permite que o dentista saiba exatamente as páginas do site que têm mais acessos, qual é o perfil dos visitantes, que tipo de conteúdo atrai mais cliques e de onde são as pessoas que acessam o site.


Conheça mais o seu público


Perfil dos visitantes do site

Uma das principais coisas que o Google Analytics permite é uma análise detalhada do público que acessa o site do consultório ou da clínica. É importante saber disso para verificar se a página está atraindo o público certo, que é o visado pelo dentista.

Algumas informações possíveis de obter com a ferramenta sobre os visitantes: cidade, faixa etária, interesses, gênero, dispositivo com que acessaram a página, quanto tempo ficaram no site, qual tipo de navegador e sistema operacional utilizam, etc.


Analise as fontes de tráfego


Fontes de tráfego do site

Se o site do consultório é uma forma dos pacientes marcarem uma primeira consulta, é fundamental que ele tenha tráfego para gerar novos agendamentos. Existem muitas formas de atrair visitas para o site, entre elas o Google, as redes sociais e os links em outras páginas.

Para saber qual estratégia está rendendo mais consultas e resultando em mais lucros no consultório, o Google Analytics é a melhor ferramenta. A plataforma faz um ranking das melhores fontes de visitantes para o site, assim o dentista sabe onde investir mais tempo e recursos.

É possível descobrir quais termos as pessoas pesquisam para chegar ao site, se o Facebook realmente rende cliques, se os pacientes digitam o endereço direto no navegador, entre outras informações importantes.


Converta visitantes em pacientes


Todo site de clínica ou consultório tem como objetivo transformar os visitantes em pacientes reais. É para esse fim que todas as estratégias devem servir. Para saber se o site está sendo efetivo nesse sentido, é preciso analisar diversas coisas.

O primeiro passo é pedir para algum conhecido olhar o site. É preciso observar em que páginas essa pessoa navega, que informações ela sente falta, o que acha que poderia melhorar. No Google Analytics, algumas métricas também irão revelar como essas pessoas se comportam.

É preciso ver quanto tempo os visitantes permanecem na página, qual é o nível de rejeição, quais são as seções mais e menos acessadas, etc. As ligações e mensagens recebidas pelo consultório também são úteis, pois ajudam a descobrir quais informações devem estar em destaque no site.

Por fim, é necessário facilitar o processo de conversão desse paciente. Algumas sugestões são a inserção de uma página de agendamento de consulta e um destaque a informações como telefone fixo e celular e endereço. As especialidades que o consultório atende e o horário de funcionamento também devem estar disponíveis para os visitantes.


O que fazer com os dados


De nada adianta coletar todas essas informações se não há um plano de ação para tornar o site do consultório mais atrativo e converter mais pacientes. É preciso documentar esses dados de tempos em tempos, para ver se há crescimento ou declínio nas visitas.

Fazer mudanças nas publicações das redes sociais (aumentando qualidade e em alguns casos quantidade), otimizar o site para as buscas e tornar o visual mais atrativo são coisas que devem estar na estratégia de marketing online do consultório para aumentar os acessos.


PS: O marketing por SMS também é essencial para os consultórios odontológicos por gerar mais proximidade com os pacientes. No Dentista Organizado, os usuários em teste ganham 50 envios para utilizar como quiserem!



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