Novo

Redes sociais importantes para o seu consultório odontológico

Redes sociais importantes para o seu consultório odontológico

Em um mercado cada vez mais competitivo, dentistas acabam se preocupando não apenas com a qualidade dos atendimentos, mas em fazer em um bom marketing para atrair pacientes.

Essa tarefa, porém, acaba sofrendo impacto das regras dos Conselhos de Odontologia, que buscam a não mercantilização da profissão. O resultado disso é que alguns tipos de mídia não podem ser utilizadas pelos dentistas, como por exemplo a distribuição de materiais.

A boa notícia é que, com o avanço da tecnologia, é possível que o próprio dentista faça a divulgação de seu consultório por meio das mídias sociais.

Contratar profissionais especializados pode fazer a diferença, mas quem está começando o consultório pode seguir algumas dicas para marcar presença na internet sem gastar muito tempo ou dinheiro com isso:


Conteúdo relevante no Facebook


Nessa rede social, muitos consultórios odontológicos optam por publicar pequenas dicas de saúde bucal para os pacientes. As dicas, em frases curtas, podem ser sobre escovação, uso do fio dental, frequência ideal de visitas ao dentista, entre outros assuntos relacionados à odontologia.

Não se esqueça de que o design é um fator importante para que o post engaje as pessoas. Prefira utilizar as mesmas cores que já fazem parte da identidade visual do consultório e fontes que facilitem a leitura.

A estimativa é de que cerca de 5% das pessoas que curtiram a página vejam cada post, então uma frequência de dois posts por dia é boa para que mais pessoas sejam impactadas.

Prefira os horários de almoço ou à noite, períodos em que as pessoas estão mais conectadas à Internet. Tenha em mente as regras dos Conselhos de Odontologia e não divulgue preços ou promoções que não estejam de acordo com as indicações do CFO.


Bastidores do consultório no Instagram


Fotos mais "de bastidores", do dia a dia do consultório, pacientes e detalhes de cada procedimento são uma boa pedida de conteúdo para o Instagram. O que chama a atenção do público nessa rede social são as fotos bonitas, então capriche na produção e mostre o que há de mais interessante dentro de um consultório odontológico.

Fotos com pacientes, satisfeitos com o resultado em seus sorrisos, são muito utilizadas por dentistas que buscam um engajamento no Instagram. Apenas procure evitar as postagens do tipo "antes e depois".

A função Stories dessa rede social pode ser utilizada para a publicação de fotos menos produzidas, que retratam o dia a dia do consultório, e pequenos vídeos. Esse conteúdo, se envolver a imagem de pacientes, deve ser autorizado previamente, para evitar complicações relacionadas ao direito de imagem.

É importante lembrar que a conta do consultório deve ser separada da conta do dentista, para não haver confusão e o profissional não causar danos à própria imagem.


Rotina de dentista no Youtube


Essa opção é para aqueles dentistas que dispõem de mais tempo ou uma equipe especializada em comunicação dentro do consultório ou clínica. Vídeos para o Youtube exigem uma edição mais cuidadosa, além de terem mais tempo de conteúdo.

Caso você queira estar presente nessa rede social para atrair mais pacientes e aumentar sua relevância, uma dica é ensinar algumas técnicas de escovação correta, dar dicas de como evitar cáries, entre outros tópicos que podem ser explicados de forma rápida e objetiva.

Uma dica para o Youtube é alternar entre conteúdo voltado para pacientes e gravações no estilo "bastidores", retratando o que aconteceu de mais interessante no consultório em um período de uma semana, por exemplo. Dessa forma, você se torna uma referência na área e atrai mais visibilidade para o consultório.

Para quem quer um marketing ainda mais avançado, criar um blog com conteúdos importantes para os pacientes é uma boa opção.

Essa atitude fará com que o seu trabalho apareça nos mecanismos de busca e motivará o público a compartilhar o conteúdo com os amigos, desde que ele seja relevante.

Essas sugestões, aliadas ao uso frequente do SMS para fidelizar pacientes, pode fazer o consultório crescer e sobreviver até mesmo aos meses mais difíceis.

Com um pouco de dedicação de tempo e recursos, você pode se tornar uma referência quando o assunto é saúde bucal e fazer com que seu consultório seja sempre lembrado.



Você precisa ler também