Novo

Atitudes que te ajudam a se destacar na odontologia

Atitudes que te ajudam a se destacar na odontologia

A odontologia é um mercado cada vez mais competitivo, devido à possibilidade de cada profissional que sai da graduação poder abrir o seu próprio consultório. Por isso, atrair e fidelizar pacientes é um desafio para muitos dentistas.

Além de garantir a saúde bucal de seu público e divulgar os serviços da melhor forma possível. Confira abaixo alguns hábitos que podem melhorar a sua carreira na odontologia:


Exercer a empatia com os pacientes


Uma das poucas coisas que você sabe sobre o seu paciente é que, provavelmente, ele não quer estar em seu consultório odontológico.

Ele pode estar com algum incômodo (problema estético ou dor) que o levou a marcar uma consulta com você. Por isso, é normal que esteja sensibilizado ou queira que o procedimento seja feito o mais rápido possível.

Receba seu paciente com um sorriso, ouça suas reclamações e procure oferecer a melhor solução. Seja ágil no atendimento, mas é fundamental não confundir agilidade com pressa: o importante aqui é não desperdiçar o tempo do paciente.

Mostre que você está ali para ajudá-lo a solucionar seus problemas relativos à saúde bucal e garanta que as pessoas saiam satisfeitas de seu consultório.

Aprender com a concorrência

Com as mídias sociais e a Internet de um modo geral, ficou muito mais fácil saber sobre o trabalho de sua concorrência. Se os seus pacientes marcam as primeiras consultas de avaliação e não retornam ao seu consultório, muito provavelmente eles estão consultando em outros lugares.

Por isso, esteja atento aos serviços oferecidos por outros dentistas, a qualidade no atendimento, facilidade ao agendar consultas e até mesmo a forma com que o marketing é feito.

Faça uma lista das coisas que você percebe em outros consultórios ou clínicas e que poderiam ser realizadas em seu local de trabalho.

Após as mudanças serem feitas, não se esqueça de fazer seus pacientes saberem, seja uma nova forma de pagamento, maior facilidade para agendar consultas ou a inserção de novos tratamentos.


Estudar sempre, mesmo que seja pela Internet


Existem diversos meios de absorver novos conhecimentos na área da odontologia. Principalmente quando falamos de ciências, existem novidades a todo o momento. Procure cursos de extensão ou especialização, livros e até mesmo artigos.

Para procurar artigos interessantes que estão sendo produzidos na área da odontologia, busque pelos termos que mais lhe interessam no Google Acadêmico.

Lá você encontrará materiais produzidos por estudantes sobre as mais diversas áreas dentro da profissão, seja na gestão de consultórios ou melhorias em processos.


Se manter informado com blogs e canais de odontologia


Por meio de portais, blogs, canais de Youtube e até mesmo perfis no Instagram, é possível se manter atualizado sobre as novidades da odontologia. Seja sobre novas ferramentas, descobertas ou lançamentos, você pode ficar informado por meio desses canais.

Dois exemplos são os sites Blog do Dentista e Profissão Odonto, dedicados a manter os dentistas informados sobre a profissão. Para dicas referentes à gestão de seu consultório ou clínica, acompanhe o blog e as mídias sociais do Dentista Organizado.


Valorizar a equipe do consultório


A sua equipe é responsável pela primeira impressão que os pacientes terão de seu consultório.

É essencial que as pessoas que trabalham com você saibam e queiram atender o público da melhor maneira possível e ajudem a manter o consultório organizado, inclusive financeiramente.

Uma boa solução para desenvolver a equipe é oferecer treinamentos, ser um bom líder (reconhecendo o papel de cada um dentro do consultório ou clínica) e fornecer comissões.

Essas comissões podem ser relativas à qualidade do atendimento, à fidelização de pacientes ou ao agendamento de novas consultas. Com um software odontológico, é possível organizar as comissões e saber exatamente quem estará recebendo a cada mês e qual o valor.

- "Ter a equipe do seu Consultório ou Clínica nas suas mãos é o segredo do paciente ter uma experiência de atendimento excelente", afirma Natália Selau, proprietária da Clinica Odontológica Odonto Press, na cidade de Porto Alegre.

Seguindo essas dicas, você poderá desenvolver ainda mais o seu trabalho dentro da odontologia e atrair mais pacientes para o seu consultório. Para mais dicas e artigos sobre odontologia, confira os outros posts publicados aqui no blog do Dentista Organizado.



Você precisa ler também