Novo

A importância da fotografia na odontologia

A importância da fotografia na odontologia

Talvez poucos saibam disso, mas a fotografia está muito presente no cotidiano dos dentistas e profissionais da odontologia. Essa atividade faz parte da área da macrofotografia, que são as imagens com riqueza de detalhes. Seja para registrar a estética dental dos pacientes em suas primeiras consultas (e ao término do tratamento) ou para divulgar o consultório na Internet, o dentista deve ter uma boa câmera em seu local de trabalho.

Desde que o profissional esteja atento às regras de publicidade do Conselho Federal de Odontologia (CFO), ele pode e deve fazer proveito de boas fotos para fidelizar e atrair novos pacientes, além de ter registros de seus melhores trabalhos transformando sorrisos. Os registros fotográficos podem ajudar no diagnóstico e planejamento de forma mais precisa que um modelo de gesso, por exemplo.

Analisar fotos de procedimentos feitos em pacientes também ajuda a identificar problemas e melhorias que podem ser feitas nos próximos atendimentos. Além disso, as fotografias podem auxiliar na comunicação entre dentistas e laboratórios, quando enviadas junto com os modelos em gesso dos dentes de pacientes. O encantamento do cliente ao ver as fotos de antes e depois ao final de um tratamento também ajudam a fidelizá-lo.


Como fazer fotos de qualidade de seus pacientes


Para fotos mais profissionais e com riqueza de detalhes, não é recomendado o uso da câmera de celular, até porque elas não têm as lentes zoom das câmeras DSLR, que permitem fotografar longe com qualidade. A boa notícia é que é possível encontrar no mercado câmeras com ótima qualidade e facilidade de uso por um preço abaixo de R$ 2 mil. Alguns exemplos de bom custo x benefício são as câmeras Nikon D3100, D3200, a Canon EOS Rebel T3i e a EOS Rebel T3 e a Sony SLT-A37K.

Uma dica é fazer o registro de forma rápida, pois o paciente pode ficar impaciente ao ficar com a boca aberta esperando a foto ser tirada. Por isso, deixar a câmera no modo automático ajuda a poupar tempo, pois você não precisa ajustar o fotômetro a cada vez que posicionar o equipamento.

É importante também cuidar o ISO, que é a sensibilidade da câmera. Quanto maior o número do ISO, maior a sensibilidade e a luminosidade na lente. Isso é fundamental para que os dentes que sejam brancos apareçam de fato brancos na foto. É possível configurar o ISO para 100, 200, 400 e assim por diante. Tudo depende da quantidade de luz no local da foto, ou seja, se há menos luz, aumente o ISO para equilibrar. O flash, além da sensibilidade, também pode ajudar a deixar as fotos mais claras e nítidas.

Ao ter as fotos do tratamento prontas, com registros de antes e depois, uma dica é disponibilizá-las aos pacientes, para que eles possam mostrar a familiares e amigos. Quando essas imagens são publicadas em redes sociais por eles, por exemplo, é uma forma dos pacientes fazerem um marketing gratuito, simplesmente por estarem felizes com o resultado do procedimento.

Para os dentistas que ainda estão em dúvida sobre qual a melhor opção de câmera fotográfica e como melhorar as fotos de pacientes, existem muitos meios de aprender sobre o assunto. Alguns exemplos são os canais de Youtube Beginners Fotografia e Dupla Exposição e o site Dicas de Fotografia. Bons estudos!



Você precisa ler também