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Como fazer os pacientes indicarem seu consultório

Como fazer os pacientes indicarem seu consultório

Você sabia que fidelizar um paciente pode custar de 5 a 7 vezes menos que conquistar um novo? Por isso o marketing de relacionamento dentro um consultório odontológico é tão importante. Quando o paciente é encantado pelo seu serviço e seu atendimento, acaba atraindo novos clientes para o seu consultório, afinal as pessoas dão duas vezes mais atenção às recomendações de amigos ou familiares do que de outras pessoas (Mckinsey, 2010).

A primeira impressão é importante

Antes de o paciente recomendar o seu consultório para amigos e familiares, é necessário primeiro que ele goste muito de seu serviço e tenha boas experiências. Por isso, é fundamental causar uma boa primeira impressão nos seus pacientes, por meio de um bom atendimento e ambiente aconchegante.

Você precisa ter um diferencial para se destacar e gerar essas indicações de seus pacientes. Escolha qual será o maior diferencial do seu consultório: pode ser a decoração, o atendimento, o bom relacionamento com os pacientes, o foco em um público específico ou até mesmo a localização.

Invista no marketing de relacionamento

Depois que você tiver causado uma boa impressão nos pacientes, é a hora de construir um bom relacionamento com eles. Por isso, é importante que na primeira consulta seja feita uma ficha de cadastro, com nome, telefone e e-mail, preferencialmente. Passe esses dados para o seu software odontológico.

Com uma boa base de dados de seus pacientes, você pode manter uma comunicação constante. Um exemplo são as mensagens SMS automáticas de aniversário. Em softwares como o Dentista Organizado é possível que cada paciente receba uma mensagem do consultório em seu aniversário, sem que o dentista precise enviar uma a uma.

Outra forma de utilizar a sua base de contatos com sabedoria é o contato após alguns procedimentos. Se o paciente realizou uma cirurgia, por exemplo, que tal entrar em contato, para saber como está a recuperação e incentivar o uso correto da medicação prescrita? O mesmo vale para os pacientes que realizaram uma limpeza ou outro tipo de procedimento. É importante lembrá-los de que o retorno deve acontecer dentro de seis meses.

Saiba ouvir as reclamações de pacientes

Saber lidar com crises também é fundamental na hora de manter um bom relacionamento com pacientes. Reclamações e problemas vão surgir, por isso é fundamental saber ouvir e resolver os problemas da melhor forma possível. Treine sua equipe para saber lidar com esse tipo de situação, sempre mantendo a calma. Já nas redes sociais, responda a todos os comentários negativos de forma pública, pois ignorar as publicações ou até mesmo excluir só causa prejuízos à imagem.

Para evitar que esse tipo de situação aconteça, seja sempre responsável com o que você promete aos pacientes, principalmente quando o assunto é o resultado e o prazo dos tratamentos. Somente prometa o que você pode cumprir, mesmo que isso signifique uma frustração para o paciente, que já chegou ao consultório com uma expectativa.

Utilize as mídias sociais para engajar as pessoas

A internet também é uma ferramenta poderosa para estar sempre na mente das pessoas e fazer elas se lembrarem de seu consultório quando surgir uma necessidade. O ideal é postar diariamente em redes sociais como o Facebook e o Instagram.

Produza conteúdos atrativos, com muitas imagens, com dicas sobre saúde bucal e ressaltando os serviços que você oferece e vantagens das pessoas realizarem os tratamentos com você. Os pacientes também podem utilizar as próprias redes sociais para divulgar seu trabalho. Disponibilize as fotos dos resultados para os pacientes e incentive a publicação. Pacientes satisfeitos são sempre o melhor tipo de marketing.

Se você está comprometido com o objetivo de não ser esquecido pelos pacientes, considere ir além no marketing de conteúdo do seu consultório. Crie um site e publique regularmente artigos sobre saúde bucal e os procedimentos que você realiza. Além de deixar seus pacientes melhor informados, isso irá colocar o seu nome nos resultados de busca do Google.

Marketing em vídeo para dentistas

Os vídeos também são uma ótima forma de aparecer na busca. Para vídeos curtos e mais intimistas, sobre a rotina no consultório, utilize redes sociais como o Snapchat e a função Stories do Instagram. Já para produções mais longas e cheias de informações sobre as suas contribuições na odontologia, invista no Youtube, que pode gerar um alto engajamento e reforçar a sua marca.

Se você ainda não utiliza um software odontológico para gerenciar o relacionamento com pacientes, além das finanças e a agenda de consultas, faça um teste gratuito de 15 dias no Dentista Organizado.



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