Novo

8 dicas para se dar bem na faculdade de odontologia

8 dicas para se dar bem na faculdade de odontologia

Você sabia que no dia 11 de agosto é comemorado o Dia do Estudante? A data é comemorada desde 1927 e relembra a autorização, por Dom Pedro I, das duas primeiras faculdades do Brasil, a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, e a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em São Paulo. Essa autorização ocorreu em 1827, mas a data só passou a ser celebrada cem anos mais tarde.

Para homenagear os estudantes de odontologia nessa data especial, nesse post estão oito dicas para quem quer ser um aluno melhor e tirar o máximo proveito dessa fase. São coisas que você pode começar a fazer agora mesmo e com certeza darão resultados no seu futuro.

Não menospreze a farmacologia

Essa primeira dica é uma gentileza da cirurgiã-dentista Natália Selau, que ajudou na criação desse post: Dê valor a todas as aulas de farmacologia. Elas irão ser de extrema importância durante toda sua vida profissional (diariamente!).

Faça revisões e atualizações para sempre estar bem informado sobre indicações, contra indicações, meia vida do fármaco. Será de extrema importância. Muitas vezes os estudantes de odontologia julgam essa disciplina como muito básica, mas os conhecimentos adquiridos em farmacologia são essenciais e não devem ser esquecidos.

Utilize o Google Acadêmico

Essa ferramenta do Google é ótima para estudantes de todas as áreas que querem ter boas referências de trabalhos feitos anteriormente. No campo de busca, selecione o ramo da odontologia que você deseja saber mais e descubra estudos de caso, pesquisas, entre outros trabalhos relevantes na área.

Assista a vídeos no Youtube

É um fato que os jovens passam cada vez mais tempo assistindo a vídeos na internet, mas isso também pode ser uma coisa boa para os estudos! Existem diversos canais no Youtube de dentistas e estudantes de odontologia. Neles, você encontra conteúdos sobre a faculdade, como custos necessários, dicas de estudos e tudo sobre como é a rotina de quem estuda ou trabalha nessa área. Confira abaixo um vídeo da estudante Gabriela Fernandes:




Tenha referências

Muitas vezes a sua maior inspiração na odontologia pode ser um conhecido, um amigo ou um familiar. Mas, se você não tem uma referência próxima, é bom buscar alguém em quem você possa se espelhar e que lhe ajude a não desistir nos momentos difíceis. Uma boa dica é buscar influenciadores nessa área, para que você acompanhe o trabalho deles pelas redes sociais e saiba como pode ser a sua vida após a formatura. Neste post estão 6 dicas de Instagram de profissionais de odonto para você seguir.

Organize seu tempo


Organização do Tempo

Existem diversas formas de ser mais produtivo e conseguir finalizar todas as suas tarefas da faculdade quando estiver em casa. É bom estabelecer um tempo para cada atividade, fazer listas de tudo o que é necessário fazer no dia e ter um aplicativo que dispare notificações para lhe lembrar das atividades importantes.

Para aumentar ainda mais a sua produtividade, utilize a técnica Pomodoro: 25 minutos de foco total na sua atividade (sem nenhuma distração, como o seu celular) e depois cinco minutos de descanso. Coloque seu celular para despertar a cada 25 minutos. Quando ele tocar, veja o quanto você realizou. Quanto mais coisas você tiver feito nesse tempo, maior pode ser o seu intervalo.

Saiba o seu objetivo

Pode ser difícil saber como será o seu futuro depois da formatura, mas é sempre bom saber o que você quer. Tente descobrir com qual especialidade da odontologia você se identifica mais, seja fazendo uma monitoria em uma disciplina que você já cursou ou conversando com outras pessoas.

Também procure saber se você deseja montar o próprio consultório. Sabendo o seu objetivo, você pode dedicar um pouco de seu tempo livre para aprender sobre a especialidade desejada e também saber um pouco sobre o processo de empreender na área da saúde.

Outra coisa importante é você se conhecer antes de iniciar os estudos na odontologia. Saiba se você irá gostar de fazer uma faculdade em período integral e se você gosta de rotina. Atuar em um consultório odontológico envolve fazer coisas repetidas e você precisa gostar desse tipo de trabalho.

Tenha um projeto paralelo

Você ainda é um estudante, mas deseja fazer o seu nome nessa área e melhorar o seu currículo? Considere fazer atividades paralelas. Pode ser voluntariado na própria odontologia ou um trabalho mais criativo, como um blog ou um canal no Youtube. Isso irá melhorar os seus relacionamentos, lhe trará mais experiência e pode lhe deixar mais perto de seus objetivos na carreira.

Fale com alunos mais adiantados

Antes de algumas disciplinas, é sempre bom saber o que você precisará comprar, qual será o custo com materiais, que tipo de trabalho você terá de fazer. Por isso, procure alunos que estejam em semestre mais avançados e tire suas dúvidas.

Assim, você poderá planejar melhor o seu tempo e seu dinheiro para não ser pego de surpresa. Se possível, vá às compras de seus materiais acompanhado de alguém mais experiente, que saberá dizer o que é necessário e o que pode ser deixado para comprar mais tarde.

Gostou das dicas de estudo? Confira também nosso post sobre imagem pessoal para os profissionais da odontologia!



Você precisa ler também