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O que é a transformação digital e como isso impacta a odontologia

O que é a transformação digital e como isso impacta a odontologia

O seu consultório já está totalmente inserido no contexto digital? O processo de adaptação às novas tecnologias e de aplicar melhorias tendo como base a internet e as ferramentas de comunicação se chama transformação digital. De acordo com a Consultoria IDC, em 2017, empresas de todo o mundo investiriam US$ 1,2 trilhão nesse processo.

Alguns dos objetivos da transformação digital em consultórios odontológicos são a facilidade no controle das tarefas do dia a dia, diminuição das faltas e da inadimplência, melhor relacionamento com pacientes, comunicação mais rápida e eficaz e aumento do alcance da marca.

Para essa revolução na gestão do consultório ser eficaz, é necessário que todos na equipe aprendam a lidar com as principais ferramentas para atingir esses objetivos. Se você é um dentista empreendedor, invista em treinamentos e consultorias, além de buscar por tutoriais que possam lhe ajudar no começo. Segundo uma pesquisa da agência Organic, 62% das pessoas afirmam que a falta de liderança é a maior barreira para a transformação digital.

A necessidade de se adaptar às novas tecnologias é uma exigência atual dos pacientes, que já esperam muito menos por respostas, exigem agilidade na resolução de problemas e querem poder marcar (e desmarcar) consultas de uma maneira mais fácil e rápida.


Software odontológico para facilitar a rotina

A principal forma de aplicar a transformação digital na sua rotina como dentista é investir em uma ferramenta que irá ajudar em diversas funções ao mesmo tempo. O melhor exemplo disso é a utilização de um software odontológico, pois se trata de uma ferramenta pensada especialmente para os profissionais da área.

Entre os benefícios da utilização de um sistema para dentistas, estão a redução da faltas, pois a confirmação de consultas é feita automaticamente por SMS, o melhor controle financeiro, a criação de campanhas de marketing e a visualização rápida de todos os agendamentos marcados para o mês, utilizando um computador ou um celular.


Atração de pacientes nas mídias sociais

A tecnologia também deve estar presente no seu processo de atrair novos pacientes para o seu consultório odontológico. Esteja ativo em todas as mídias sociais que tenham a ver com o seu público alvo, como Facebook, Instagram e Youtube.

Crie conteúdo frequentemente para aumentar o alcance da sua marca nessas mídias. O ideal é que haja novas publicações todos os dias. Aposte em fotos do seu dia a dia no consultório (porém, evite fotos de pacientes, em razão do Conselho de Odontologia) e dicas para manter a saúde bucal.

Caso o tempo para a criação de conteúdo para as mídias sociais seja um problema, afinal os atendimentos demandam muito tempo do seu dia, terceirizar a comunicação do consultório pode ser uma boa opção. Busque por agências com experiência na área da saúde (para evitar complicações com o CFO) e veja se essa estratégia lhe trará bons resultados.


Utilização de ferramentas online

Se você é apaixonado por tecnologia e adora descobrir novas ferramentas, existem outras formas de implementar a transformação digital no consultório. Algumas ferramentas muito úteis para dentistas, por exemplo, são o Canva (para criar peças de design para as redes sociais), o PostCron (para programar publicações), o Trello (para criar listas de tarefas), os bancos de imagens e o aplicativo Repost, para compartilhar posts interessantes no Instagram do consultório, que estejam em outros perfis.

Fazendo o melhor uso dessas ferramentas, você sai na frente da sua concorrência e os pacientes têm muito a ganhar, pois você estará investindo em um atendimento de qualidade e um melhor relacionamento com quem frequenta o seu consultório.

Por último, lembre-se de que a transformação digital é um processo contínuo. Novas ferramentas e funcionalidades surgem o tempo todo, então é preciso estar atento às tendências para sempre acompanhar os hábitos de seus pacientes e oferecer as melhores soluções.



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