Novo

Por que relatórios são importantes para seu consultório odontológico

Por que relatórios são importantes para seu consultório odontológico

Faz parte da organização de qualquer consultório ou clínica odontológica o acompanhamento de consultas.

Isso serve não apenas para saber o andamento de cada tratamento que está sendo realizado, mas para avaliar o comportamento dos pacientes e possíveis problemas nos processos do consultório ou clínica.

Dentistas que já utilizam softwares odontológicos com agenda online provavelmente já utilizam a função de relatórios.

O acompanhamento deles é muito importante para verificar se todos os pacientes que marcam consultas estão comparecendo, qual o índice de faltas e de cancelamentos.

Relatórios no Dentista Organizado

No software Dentista Organizado, os usuários encontram essa ferramenta no menu Relatórios > Consultas Realizadas.

Dentista Organizado

Nessa página de consultas realizadas, é possível ver o número total de consultas encontradas no mês selecionado no menu do topo. Dessa forma, é possível comparar o número de agendamentos mês a mês.

Se for o caso do número de consultas agendadas estar diminuindo, confira nossas dicas para trazer de volta ao seu consultório pacientes ausentes e melhorar o seu marketing, para que mais pessoas conheçam o seu trabalho.

Observe também nos relatórios os meses com menor movimento de pacientes, para que nos próximos anos seja possível um melhor planejamento financeiro.

Dentista Organizado

Veja os dados no lado direto da tela e veja quais os números que mais chamam a atenção. Se forem as faltas, é possível reverter essa situação por meio de confirmações de consulta um dia antes por SMS.

Dessa forma as pessoas conseguem se organizar para comparecerem ao seu consultório e, se for o caso de um cancelamento, é possível responder às suas mensagens gratuitamente. Para fazer a confirmação por SMS, basta clicar sobre o nome do paciente em sua agenda dentro do Dentista Organizado.

Dentista Organizado

Na lista localizada abaixo desses números, é possível visualizar cada consulta de seu consultório em ordem cronológica, de acordo com o mês selecionado. Quando o status estiver vermelho, o paciente não compareceu ao atendimento.

Grave os nomes daqueles que compareceram, pois será possível fazer um contato após alguns meses, para que seja realizado um acompanhamento do caso de cada paciente.

Se a consulta agendada foi para uma profilaxia, por exemplo, retome o contato após seis meses, para que o paciente volte ao seu consultório.

Tenha disciplina

É importante lembrar que, para qualquer empreendedor e especialmente os dentistas, é preciso ter disciplina para registrar os agendamentos e ocorridos no consultório, assim como as informações financeiras (valores a receber, custo de equipamentos). Não faça o seu empreendimento depender exclusivamente de sua memória!

Ainda não tem acesso aos relatórios de consultas de seu consultório ou clínica odontológica? Inicie já um teste gratuito no software Dentista Organizado e comprove as vantagens de ter todas as informações de sua clínica online, para acessar de onde estiver.



Você precisa ler também