Novo

Dentista, utilize a Páscoa para conscientizar pacientes!

Dentista, utilize a Páscoa para conscientizar pacientes!

Dentistas empreendedores sabem que, para uma clínica ou consultório odontológico crescer e atrair pacientes, não basta a qualidade técnica dos procedimentos.

Ferramentas de gestão e marketing são essenciais para que a empresa cresça, ajudando o dentista a atrair pacientes e a se organizar financeiramente.

Esse post é para falar sobre marketing, mais especificamente, sobre marketing sazonal.

Como publicidades com promoções ou preços de atendimentos odontológicos não são recomendadas para consultórios (principalmente pelos Conselhos), é essencial fazer ações de comunicação com conteúdo relevante.

Utilizar datas comemorativas para isso é uma boa sugestão, desde que haja um critério para a escolha. Desperdiçar recursos com campanhas em datas especiais que não engajam os pacientes pode trazer prejuízos para o consultório, então tenha cuidado.

Páscoa e Odontologia

Páscoa e saúde bucal


Por resultar em maior consumo de alimentos doces e prejudiciais à saúde bucal, principalmente por crianças, a Páscoa é uma boa oportunidade para dentistas exercerem seu papel.

Criando um conteúdo relevante e de conscientização, o seu consultório odontológico pode fortalecer a própria marca e lembrar os pacientes de sua importância.

O dentista que quer investir no marketing sazonal pode utilizar de sua credibilidade para dar dicas importantes a seus pacientes nessa data.

É possível fazer uma campanha direcionada a pais de crianças, por exemplo, para que cuidem o consumo excessivo de doces nessa fase de desenvolvimento dos dentes permanentes.

Outras dicas de saúde bucal também podem ser utilizadas nessa data, confira algumas para inspirar a sua campanha:

  • Optar pelo chocolate amargo, que possui porcentagem maior de cacau e menor de açúcar;
  • Oferecer às crianças o chocolate como sobremesa, após as refeições;
  • Não consumir chocolates pouco antes de dormir, pois há menos salivação durante o sono, e os resquícios de açúcar ajudam na formação de cárie;
  • Evitar chocolates brancos por conterem mais açúcar;
  • Higiene reforçada para quem utiliza aparelhos ortodônticos;
  • Escovar os dentes e passar fio dental após a ingestão de doces.

Como realizar uma campanha de marketing sazonal


Essa campanha de comunicação pode acontecer por meio de mensagens SMS, e-mails, materiais impressos ou redes sociais. Em caso de mensagens SMS ou e-mails, é importante que o consultório ou clínica tenha uma lista dos contatos dos pacientes atualizada.

Por isso, é papel da secretária(o) cadastrar essas informações a cada consulta de um novo paciente.

Para uma maior organização desses dados, o dentista pode utilizar um software odontológico. Essa ferramenta irá, inclusive, auxiliar no envio de mensagens SMS de forma automática, desde que os pacientes estejam cadastrados.

Em um software como o Dentista Organizado, é possível enviar mensagens automáticas de aniversário aos pacientes e lembretes sobre horários de consultas agendadas.

Qualquer que seja o formato de sua campanha na Páscoa, aproveite a oportunidade para lembrar os pacientes de que a consulta ao dentista deve ser feita de forma periódica, principalmente no casos das crianças em fase de dentição.

Assim como a Páscoa, outras datas comemorativas ao longo do ano podem ser utilizadas no marketing de um consultório ou clínica odontológica.

Faça um calendário e programe-se! Essa atitude pode fazer toda a diferença na hora em que o paciente tiver de escolher onde fará sua próxima consulta ou procedimento.



Você precisa ler também