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Os erros mais cometidos na recepção de pacientes

Os erros mais cometidos na recepção de pacientes

Dizem que a primeira impressão é a que fica. Se realmente isso é verdade, é necessário que haja todo o cuidado com o primeiro ambiente que o paciente vê dentro da sua clínica ou consultório odontológico.

A recepção será responsável pela primeira impressão que cada paciente tem do seu trabalho. Por isso, cuidar de cada detalhe é importante, desde a forma de atendimento até os itens da decoração.

Veja abaixo os principais erros que os dentistas que cometem que pioram a experiência dos pacientes. Essas dicas com certeza irão contribuir para que eles retornem ao consultório para um novo atendimento!


Decoração simples demais


O marketing visual é importante para qualquer tipo de empresa. É uma forma de fixar a marca na mente do público e se diferenciar. Nos consultórios e clínicas odontológicas, a decoração deve ter esse objetivo.

Além disso, o ambiente faz toda a diferença para que o paciente confie mais ou menos no atendimento que terá. Outra coisa é que um ambiente acolhedor pode deixar as pessoas menos ansiosas, o que é benéfico para todos.


Falta de entretenimento


Como mencionado anteriormente, esse momento da espera pela consulta ao dentista pode ser marcado pela ansiedade. O paciente pode estar sofrendo com uma dor ou incômodo, além de muitos terem medo de sentir dor durante os procedimentos.

Por isso que investir em bons entretenimentos para a recepção pode deixar os pacientes mais tranquilos e também fazer que o tempo passe mais rápido. Isso pode inclusive diminuir as reclamações devidas a atrasos.

Os principais tipos de entretenimento são os livros (de leitura para adultos e interativos para crianças), as revistas, a televisão em programas mais leves e música que seja mais tranquilizante. Escolha o que tem mais a ver com o seu público.


Pouca qualidade no atendimento


Uma das principais razões pelas quais os pacientes deixam de ir a um consultório odontológico é um atendimento ruim. Ele pode partir tanto do dentista que está atendendo como da equipe do consultório.

Receber os pacientes com um sorriso, ser cordial, ouvir o que eles têm a dizer, procurar entender suas dores e motivações são ações que fazem parte de um bom atendimento.

Dar a devida atenção a eles é algo que deve ser feito antes que a consulta aconteça, então responder a todos nas redes sociais e ser cordial ao telefone também são boas dicas.


Não haver cadastro de pacientes


Manter um relacionamento com cada pessoa que visita o consultório é essencial. Muitas pesquisas apontam que é mais barato fidelizar um cliente do que conquistar um novo. A melhor forma de fidelização (e mais barata) é manter contato.

Para que isso aconteça, é importante fazer um pequeno cadastro com cada novo paciente. Registrar algumas informações como nome, telefone e e-mail são importantes. Você poderá depois criar campanhas de SMS marketing em seu software odontológico para manter esses pacientes engajados.

Se você ainda não utiliza um software desse tipo, pode fazer um teste gratuito no Dentista Organizado por 15 dias. Você terá acesso ilimitado a todas as ferramentas e 50 envios de SMS para utilizar no período.



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