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Dicas para controlar a inadimplência no consultório

Dicas para controlar a inadimplência no consultório

60,1 milhões era o número de consumidores inadimplentes no Brasil em janeiro de 2018, segundo a Serasa Experian. Esse problema atinge todos os tipos de negócios, incluindo os consultórios e clínicas odontológicas.

Por mais que essa seja uma situação comum, é possível pelo menos amenizar a sua incidência e garantir uma saúde financeira para o consultório.

Confira algumas dicas práticas para fazer com que o índice de pagamentos atrasados diminua e não prejudique o seu trabalho:


Tenha controle das contas a receber


A primeira coisa a se fazer para melhorar as finanças do consultório é ter controle de tudo. Isso inclui as contas a receber e também as contas a pagar. A melhor forma de fazer isso é utilizar um software odontológico com uma ferramenta de fluxo de caixa.

Quando você registra todos os valores a receber dos pacientes, fica muito mais fácil visualizar quem está com faturas abertas.

O Dentista Organizado, por exemplo, permite o filtro pelos pagamentos em aberto, permitindo saber quem está ou não em dia com o consultório.

Porém, essa informação não fica disponível apenas na parte financeira do sistema. Um exemplo disso é que, quando você registra uma nova consulta com um paciente inadimplente, o sistema avisa que aquela pessoa tem faturas vencidas.

É possível dar baixa nas faturas dentro do sistema assim que o pagamento é recebido. Basta acessar as contas a receber e fechar o pagamento, informando a data do recebimento do valor e a forma com que o paciente pagou, seja cartão de crédito, dinheiro ou cheque.


Utilize um método de cobrança


Agora que já é possível saber quais são os pacientes que estão com débitos no consultório, é preciso tomar uma atitude para que essa situação seja regularizada.

Principalmente nos casos de procedimentos demorados ou com custos altos, é possível que o paciente tenha se esquecido de alguma parcela.

Você pode optar por mandar mensagens SMS direto do software Dentista Organizado para cada um desses pacientes. Elas podem ser enviadas antes do vencimento da fatura ou depois, quando a pessoa já estiver inadimplente.

Fazendo um lembrete sobre essa fatura, você irá informar ao paciente de que pode não haver uma nova consulta ou manutenção até a regularização dessa pendência.

Usado dessa forma, o envio de SMS pode fazer toda a diferença para o controle financeiro.


Recompense os bons pagadores


Nossa última dica é investir em um bom relacionamento com os pacientes. É essencial ter uma boa comunicação e excelente atendimento para todos, porém você deve fidelizar aqueles que estão sempre em dia com seu consultório.

Invista em campanhas de SMS (como mensagens de aniversário e em datas comemorativas) e presentes especiais.

Essas estratégias, como outras de fidelização, farão com que os clientes se sintam acolhidos e queiram realizar novas consultas.

Enviar uma mensagem de agradecimento a cada pagamento recebido de seus pacientes também é uma ação que valoriza as pessoas que estão com as faturas em dia.

Tudo isso pode ser feito com a função de envios únicos de mensagens no Dentista Organizado.

Se você ainda não conhece o sistema, pode fazer o teste gratuito para ter acesso a todas as ferramentas durante 15 dias.

Você também ganha 50 envios de SMS para usar na comunicação com seus pacientes ao fazer o cadastro!



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