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Dicas para um bom atendimento na odontopediatria

Dicas para um bom atendimento na odontopediatria

Na hora de atender os pequenos durante as consultas de odontopediatria, podem surgir muitas dúvidas referentes a como se relacionar com as crianças.

Assim como é feito com os adultos, é necessário que haja um bom atendimento e a preocupação em proporcionar uma boa experiência.

Se você atende crianças no seu consultório ou clínica odontológica, abaixo estão algumas dicas que podem ser úteis na hora de atender esse público.

São coisas que você pode repensar em diversas áreas do consultório e farão com que os pequenos e os pais tenham uma melhor relação com seu trabalho.


Prepare a sua sala de espera


A experiência das crianças com a consulta começa no momento em que elas chegam ao consultório. Por isso ele deve estar apto para que elas fiquem confortáveis. O entretenimento no ambiente é fundamental nesse sentido.

Livros interativos, brinquedos (de preferência que lembrem o universo da odontologia), móveis especiais e uma decoração diferenciada são importantes para qualquer dentista que atenda odontopediatria.

A televisão também pode fazer parte desse ambiente para os pequenos, desde que sejam exibidos programas mais educativos. Se as crianças tiverem um espaço reservado para elas, é importante que ele seja monitorado pela equipe do consultório.


Procure amenizar o medo da criança


Atender crianças pode ser um desafio principalmente pelo famoso medo de dentista. Principalmente nos primeiros anos de vida, tudo é novidade para a criança no consultório, o ambiente, os equipamentos, as atividades, etc.

Fora o nervosismo da criança, é preciso saber lidar com a ansiedade dos pais para deixar todas as pessoas envolvidas mais tranquilas. Algumas dicas básicas podem ajudar tanto a criança como quem está acompanhando:

- Fazer contato visual com a criança, ficando no mesmo nível que ela;

- Sorrir sempre ao receber o paciente;

- Se a criança tiver um brinquedo consigo, falar sobre ele;

- Não apressar a consulta, respeitando o tempo da criança;

- Falar ao paciente o que você pretende fazer;

- Contar até dez, para que a criança saiba que o desconforto irá acabar;

- Não usar o jaleco branco tradicional, mas algo divertido;

- Ter versões em brinquedo dos instrumentos;

- Dar opções de escolha, como a cor do creme dental, etc.


Motive o paciente ao final da consulta


Faz parte de proporcionar uma boa experiência aos pequenos valorizar o seu comportamento. Isso significa fazer elogios e motivá-los ainda mais a retornar ao consultório e cuidar da própria saúde bucal.

Como exemplos de elogios, você pode agradecer pela criança ter ficado com a boca aberta para que você pudesse examinar seus dentes ou elogiar por ter ficado tranquila enquanto foi realizada a escovação.

Ao final da consulta, também pode ser muito benéfico entregar um mimo à criança. Pode ser um kit de higiene dental, um brinquedo que lembre os itens do consultório, um adesivo, entre outros. Deixe livre sua imaginação para surpreender os pequenos da melhor forma.


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