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Como melhorar o atendimento a pacientes idosos

Como melhorar o atendimento a pacientes idosos

Não é de hoje que a excelência no atendimento aos pacientes está entre as prioridades dos dentistas. Quando falamos do atendimento a crianças e a idosos então, é muito importante entender esses públicos para que todos saiam satisfeitos da consulta.

Continue lendo para saber como atender bem na odontogeriatria e tornar o seu consultório ou clínica odontológica um local agradável e acolhedor para todas as idades:


Por que prestar atenção aos idosos


Quando falamos do relacionamento com pacientes em idade avançada, é importante lembrar que existe uma legislação sobre o assunto, garantindo a esse público alguns direitos especiais.

O atendimento a essas pessoas deve ser priorizado, evitando que os idosos fiquem em filas, além de ser serem asseguradas vagas prioritárias em estacionamentos.

Ignorar as demandas das pessoas idosas só irá prejudicar o seu negócio. Em 2017, o Brasil já tinha 26 milhões de pessoas acima dos 60 anos. A expectativa do IBGE é que, em 2030, 19% das pessoas brasileiras sejam idosas.


As diferenças no atendimento


Muitas pessoas idosas têm dificuldades inclusive em se locomover até o consultório. Algumas podem estar inclusive acamadas, por isso o dentista que deseja atender esse público deve se adaptar. O atendimento domiciliar deve ser considerado pelos profissionais.

Entre os problemas mais comuns que atingem o público idoso, estão as fraturas nos dentes, o escurecimento deles e os problemas com restaurações ou implantes.

Também impacta a saúde bucal dessas pessoas alguns tratamentos como quimioterapia e radioterapia e o uso de medicamentos. A diminuição da saliva nos idosos, causada por alguns remédios, é algo que deve cuidado pelos dentistas.

O foco da odontogeriatria é devolver uma vida normal para os pacientes, possibilitando que eles possam falar normalmente, comer e cuidar de sua saúde bucal.


Principais dicas para atender idosos


Para que os pacientes mais velhos saiam satisfeitos do consultório e o atendimento seja feito da melhor forma possível, algumas dicas são essenciais.

É importante ter paciência e bom humor, utilizar linguagem acessível, não infantilizar os pacientes e responder as perguntas sempre.

Também ajuda a tornar a experiência da consulta mais agradável evitar sons muito estridentes e avisar o paciente sobre cada ação que será realizada.

O acompanhante deve estar no campo de visão do paciente, para evitar maior ansiedade e stress. O conforto também deve ser priorizado para esse público, tanto na sala de atendimento como na recepção.


O fator psicológico no atendimento


É fundamental também saber que a parte psicológica é muito importante no tratamento odontológico de idosos. É estimado que 25% dos idosos têm depressão ou outras doenças psicológicas.

A perda dos dentes é um agravante, pois é uma situação delicada para muitos. Além disso, essa fase é mais difícil por ser necessário aprender a mastigar e falar novamente, com o uso de dentaduras e implantes.

Por último, uma dica é prestar atenção às formas de comunicação utilizadas com os idosos. Como muitos podem não ter acesso a aplicativos ou mesmo Internet, o SMS é a melhor opção para confirmar consultas e agendar retornos.

Saiba mais sobre o uso das mensagens de texto na comunicação de consultórios odontológicos com pacientes nesse post de nosso blog.



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