Novo

Como fazer o controle de estoque da sua clínica odontológica

Como fazer o controle de estoque da sua clínica odontológica

Todo dentista que deseja crescer o seu consultório (ou clínica odontológica) precisa tratá-lo como se fosse uma verdadeira empresa. Isso significa ter controle de tudo para identificar oportunidades e solucionar problemas.

O controle de estoque é uma parte muito importante desse processo. Para não ser pego de surpresa, você precisa ter os itens necessários para que os procedimentos sejam feitos conforme o esperado.

O registro e o acompanhamento da movimentação do estoque do consultório podem ser feitos diretamente no software odontológico Dentista Organizado. Os usuários do sistema que tenham os planos Prata e Ouro podem utilizar a ferramenta Controle de Estoque sem custo adicional.


Registre os itens que estão disponíveis


Estoque do consultório


A primeira coisa que você deve fazer para evitar as dores de cabeça de um estoque desorganizado é registrar cada item.

Além do nome do instrumento ou do material, é necessário inserir a quantidade atual, a quantidade mínima necessária do produto, o valor unitário e a data de validade.


Fique atento à validade dos produtos


Validade no Controle de Estoque


De nada adianta registrar as datas de validade dos materiais se não é feito o acompanhamento. Utilizar produtos fora da validade pode causar diversos problemas para o paciente e para o consultório.

Na ferramenta de Controle de Estoque do Dentista Organizado, é possível filtrar todos os itens que têm vencimento próximo.

Clicando na aba Vencem nos próximos 30 dias, você pode visualizar rapidamente quais são os produtos que devem ser utilizados mais rapidamente.

Também é possível ver nessa ferramenta os itens do estoque que já estão vencidos e aqueles que estão em falta. Assim é possível fazer melhores decisões nas próximas compras para o consultório, para que não sobrem ou faltem itens.


Dê baixa na quantidade a cada utilização


Movimentação do Estoque


Para que o Controle de Estoque funcione efetivamente, é preciso que ele esteja sempre atualizado. Por isso, é importante registrar a nova quantidade a cada utilização ou compra de materiais.

Esse processo pode tornar a administração muito mais fácil e rápida, além de permitir que você tenha acesso às informações de qualquer lugar, pelo computador ou pelo celular.

Na aba Movimentação, também é possível visualizar todos os novos registros feitos pela equipe do consultório.


Treine sua equipe para utilizar a ferramenta


Em uma clínica odontológica de maior porte, o Controle de Estoque deve ser feito por todos os dentistas que utilizam os materiais e também pelo responsável pelas compras.

É importante que cada pessoa tenha seu login de acesso no Dentista Organizado, assim o relatório de movimentação irá mostrar quem deu baixa ou acrescentou cada item no estoque.

O administrador, dentro das configurações do sistema, pode escolher quais usuários podem incluir, editar e excluir materiais do Controle de Estoque. Assim podem ser evitados erros no registro e alterações duplicadas.

Se você ainda não utiliza o Dentista Organizado para controlar o estoque de seu consultório, registrar suas consultas e se comunicar com os pacientes, pode fazer um teste gratuito.

Durante 15 dias, você terá acesso a todas as funcionalidades do sistema sem custo, basta fazer um cadastro.



Você precisa ler também