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Pipeline na odontologia: como funciona

Pipeline na odontologia: como funciona

Você sabe o que é um pipeline de vendas? É a representação das etapas que cada paciente passa, desde o momento em que conhece a marca do seu consultório até se tornar um paciente fiel.

Fazer um pipeline clínico é simples e tem muitas vantagens. Entre elas, estão o controle da taxa de conversão, dos pacientes mais engajados e das oportunidades que estão sendo perdidas.

Confira abaixo quais são as etapas principais de um pipeline, para você criar o seu próprio e começar a gerenciar melhor o seu consultório. Você pode fazer ele no papel, em uma planilha ou em sites especializados como o Pipefy.


1. Atrair


O primeiro estágio é atrair as pessoas para o seu consultório. Esse controle da atração de pacientes é o que dirá se os seus investimentos em marketing estão dando certo.

Como você pode medir isso? Colocando no seu pipeline todos os orçamentos que são criados no mês ou no ano, por exemplo. Essa etapa inclui todos os procedimentos orçados, sejam aprovados pelo paciente ou não.


2. Vender


Agora os pacientes começam de fato a se afunilar no seu pipeline. Na segunda etapa, que são as vendas, irão entrar apenas aqueles tratamentos que tiveram o orçamento aprovado.

É nesse momento que você verá qual é sua média de conversão. Se houver muita diferença entre a primeira etapa e a segunda, será preciso aprimorar o processo de fechamento das vendas.


3. Atender


Nesse estágio, é medido o quanto o dia a dia da clínica está ocupado com atendimentos aos pacientes. É preciso saber o nível de ocupação das cadeiras, afinal ter consultórios vazios pode ser um sinônimo de perda financeira.

Para trabalhar nisso caso haja poucos atendimentos, é fundamental reduzir as faltas e as desistências. Confirmar as consultas por SMS e manter contato com os pacientes é importante nessa fase.


4. Fidelizar


Pessoas satisfeitas com o seu consultório odontológico se tornam clientes fiéis. Além de eles retornarem para novas consultas e tratamentos, eles recomendam seu trabalho para outras pessoas.

Nessa etapa, é preciso medir o indicador NPS. Ele se baseia em um pergunta: "De 0 a 10, o quanto você indicaria nosso trabalho para amigos e familiares?". A média das respostas é o que deve ser levado em consideração. Esse tipo de campanha é mais eficaz quando feito usando as mensagens SMS.

Para ter todas as informações de forma mais rápida, utilize o Dentista Organizado e mantenha tudo cadastrado. Dessa forma, para atualizar o seu pipeline, você tem acesso rápido a todos os orçamentos realizados, além de vendas e campanhas de comunicação do seu consultório.

Se você ainda não tem cadastro no software, pode começar o seu teste gratuito de 15 dias sem compromisso. Além de ter acesso a todas as ferramentas do sistema, você ganha 50 envios de SMS para se comunicar com seus pacientes.



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