Novo

Planejamento financeiro para consultórios odontológicos

Planejamento financeiro para consultórios odontológicos

Todo dentista que deseja ter um consultório ou clínica de sucesso precisa ter um bom planejamento financeiro. Ele é importante em todas as fases da empresa, porém um pouco negligenciado no período inicial.

A falta de planejamento é um problema para muitos brasileiros que se tornam empreendedores. Segundo o IBGE, das 733,6 mil empresas que foram fundadas no ano de 2010, apenas 277,2 mil sobreviveram até 2015.

Como toda empresa, o consultório precisa ter um plano de negócio. Nele, além de outras informações, irá todo o planejamento das finanças, com os investimentos que serão feitos e as formas de se conseguir lucro.


Informações úteis no planejamento


Não é necessário fazer cálculos muito complexos para planejar as finanças do seu consultório. Se você não conta com um profissional especializado ou não tem muita habilidade com números, os dados mais básicos que você precisa são:

- Custo fixo mensal;

- Média do custo variável mensal;

- Valor da hora de trabalho;

- Procedimento mais lucrativo;

- Procedimento que dá prejuízo (principalmente em casos de convênios).

Essas informações são úteis na hora de listar os investimentos que serão necessários, além de qual deve ser a reserva financeira e qual será o preço cobrado por procedimento.


Calculando o capital de giro


Para que o consultório funcione normalmente na fase inicial, é preciso um capital de giro que cubra as despesas fixas e variáveis.

Entre elas estão o estoque mínimo para um mês (levando em conta o tempo de depreciação), o caixa mínimo para pagar as contas e os custos com marketing e documentações necessárias.

Com o Dentista Organizado, você consegue acessar suas informações financeiras rapidamente, como o custo das contas mensais e o valor exato dos produtos em estoque.

Tendo esse controle, fica mais fácil saber exatamente quanto o consultório precisa para funcionar.

Você pode criar a sua conta antes mesmo de abrir o consultório, pois assim o planejamento fica mais rápido e intuitivo.

Cadastre no software todas as contas que você terá (após realizar as pesquisas necessárias) e faça o cálculo dos preços que serão praticados.


Estimativa de faturamento mensal


Assim como é importante calcular todos os custos, é preciso ter uma estimativa do faturamento. Afinal, é necessário saber em quanto tempo o consultório irá "se pagar" e começar a dar lucro.

Isso não pode ser negligenciado, principalmente se você busca investidores.

Leve em consideração a sua especialidade, qual o valor que será cobrado por procedimento e quantas consultas você irá realizar no mês.

Nesse sentido, é preciso preencher a agenda e evitar as faltas dos pacientes para não ter prejuízos.

Se você for administrador de uma clínica, coloque no seu cálculo os valores dos procedimentos realizados por todos os profissionais. Não se esqueça de colocar na conta os valores das comissões de cada um.


Controle financeiro em um software


Se você ainda não utiliza um sistema especializado em odontologia para controlar as finanças, o estoque, a agenda e o relacionamento com pacientes, pode fazer um teste gratuito.

Faça um cadastro no Dentista Organizado e tenha acesso ilimitado a todas as ferramentas do sistema durante 15 dias, além de 50 envios de SMS para confirmar as consultas automaticamente.



Você precisa ler também