Novo

Insalubridade e periculosidade para dentistas

Insalubridade e periculosidade para dentistas

Você sabia que a profissão de dentista é considerada uma das mais perigosas do mundo? O índice de periculosidade é de 65,4 e os maiores fatores de risco na profissão são a exposição à contaminação, a doenças e infecções e o fato de o profissional ficar muito tempo sentado.


Os adicionais que são direitos dos dentistas


Quem trabalha como cirurgião-dentista em regime CLT tem direito a receber os dois adicionais no salário (insalubridade e periculosidade), se for o caso de estar em condições insalubres e exposto a perigos no trabalho.

Antigamente, acreditava-se que, ao receber um dos adicionais no salário, o outro estaria excluído automaticamente. Porém, isso não é verdade e o dentista pode receber os dois se as condições de trabalho demandarem.

O adicional no salário do dentista que trabalha de carteira assinada é variável, de acordo com o nível de insalubridade. O Ministério do Trabalho determina adicional de 40% para o grau máximo de insalubridade, 20% para o grau médio e 10% para o mínimo.


Riscos à saúde no exercício da odontologia


Um dos principais motivos de a profissão de dentista requerer o direito à insalubridade é a exposição aos Raios-X, que têm um grau máximo de insalubridade, segundo a NR-15. Essa exposição à radiação é considerada um agente nocivo pela Previdência Social. A Portaria 3.393/97 do Ministério do Trabalho também considera essa atividade perigosa.

A manipulação de agentes químicos também é considerada um agente nocivo. Alguns químicos utilizados em restaurações e esterilizações apresentam riscos à saúde. É o caso da amálgama (mercúrio e limalha de prata, com teor de cobre, estanho, zinco e formaldeídos).

Por último, também representa um risco na profissão a exposição a agentes biológicos, como secreções orais, saliva, sangue e secreções purulentas dos pacientes. É por isso que a utilização dos EPIS durante os atendimentos é tão importante.

Não importa se você trabalha em regime CLT ou tem o próprio consultório (ou clínica odontológica). Estar atento aos riscos da profissão para a saúde ter conhecimento sobre as leis trabalhistas é fundamental para o seu sucesso. Busque seus direitos e cuide de sua saúde sempre!


PS: Quer impulsionar a sua carreira na odontologia? Confira outros posts de nosso blog relacionados ao tema:


INFOGRÁFICO: A importância do networking na odontologia

Planejamento financeiro para consultórios odontológicos

Como criar uma boa experiência para seus pacientes



Você precisa ler também