Novo

Como fazer o Canvas do seu consultório odontológico

Como fazer o Canvas do seu consultório odontológico

Você está em fase de planejamento de seu consultório ou deseja fazer melhorias para torná-lo mais competitivo? O Canvas é um modelo de negócios criado pelo suíço Alexander Osterwalder para ajudar todo mundo que quer tirar um projeto do papel.

Um Canvas pode servir para qualquer tipo de negócio e é ainda pouco explorado pelos dentistas. Você pode fazer o seu em um papel, em uma cartolina ou mesmo online. O que você precisa é de um papel para escrever, caneta e post-its.


Os itens de um Canvas


Abaixo estão as categorias que fazem parte um modelo Canvas e que você deve preencher para ter uma visão de seu negócio e começar a criar o seu diferencial como dentista:

- Proposta de valor: Você oferece mais do que tratamentos dentários, certo? Procure colocar, como proposta de valor, algo como estética, autoestima, saúde bucal ou bem estar.

- Segmento de clientes: Defina bem o seu público-alvo. Lembre-se de escolher um nicho, afinal é impossível agradar a todos ao mesmo tempo.

- Canais: Como o seu paciente chegará até o seu trabalho. Onde irá ser o seu consultório, etc.

- Relacionamento com Clientes: Com você irá entrar em contato com seus pacientes? A comunicação por SMS é um bom exemplo.

- Atividades principais: O que de fato você faz, como tratamentos ortodônticos, cirurgias, procedimentos estéticos, entre outros.

- Recursos principais: O que você irá precisar para exercer seu trabalho, como equipamentos, materiais, mobília, etc.

- Parcerias: Quem está na sua rede, desde laboratórios, agências de publicidade, dentárias e outros dentistas.

- Receitas: As formas de fazer o seu consultório ser lucrativo e sobreviver no mercado.

- Custos: Os principais gastos, como aluguel, equipamentos, marketing, softwares odontológicos...


Colocando tudo em prática


Agora é a hora de escrever o seu Canvas! Para facilitar, você pode fazer ele todo online pelo site do Sebrae. O importante é criar e ter sempre acesso ao seu modelo de negócios, para que você não se esqueça da essência de seu consultório e aonde você quer chegar.

Para ter registro de suas contas a pagar e a receber, além de se comunicar rapidamente com seus pacientes e organizar sua agenda, crie sua conta teste no Dentista Organizado. Você irá ter 15 dias de acesso ilimitado ao sistema e 50 envios de SMS para conhecer a ferramenta!



Você precisa ler também