Novo

5 dicas de Contabilidade para Dentistas

5 dicas de Contabilidade para Dentistas

Muitos dentistas, quando saem da faculdade de odontologia, não têm conhecimentos muito avançados sobre como gerenciar um negócio. É por isso que é preciso buscar ajuda quando o assunto é administrar o tempo, as pessoas e os recursos.

Os softwares odontológicos ajudam em todas essas tarefas e algumas outras. Esse tipo de sistema, como é o caso do Dentista Organizado, ajuda inclusive na administração das contas do consultório ou clínica.

É possível registrar as contas a pagar e a receber, incluindo datas de vencimento, detalhes da conta e forma de pagamento. Mas se você ainda não tem muita noção sobre como cuidar do dinheiro do seu consultório, continue lendo para saber as nossas dicas:


1. Saiba que tipo de negócio você tem


Você tem um consultório ou clínica? Trabalha de forma autônoma? Faz parte de várias clínicas? Você deve saber em que categoria exata você se encaixa para saber que tipos de impostos você pagar e como deve regularizar a sua situação.

Uma clínica odontológica, por exemplo, deve pagar Pis, Cofins, IRPJ e CSLL sobre o faturamento mensal. Já um dentista autônomo deve se registrar na prefeitura de sua cidade e contribuir com o INSS, FGTS, impostos, etc.


2. Se informe sobre passar de pessoa física para jurídica


É comum que os profissionais da odontologia iniciem suas carreiras de forma autônoma, contribuindo como pessoas físicas e assim economizando com impostos. Mas, conforme o negócio vai crescendo, é preciso muitas vezes formalizar a empresa.

Nesse sentido, é importante procurar um contador que possa auxiliar nessa transição. Só assim o consultório se tornará de fato uma empresa, podendo contratar uma equipe maior e investir em sua estrutura.


3. Separe as contas pessoais das profissionais


Um problema que atinge os dentistas no início da carreira é misturar o dinheiro pessoal com o dinheiro do consultório. Pode ser que no começo você precise utilizar seu próprio dinheiro para montar o consultório de acordo com o que deseja. Porém, esse gasto deve entrar no controle financeiro, pois você deve saber em quanto tempo esse investimento irá se pagar.

Da mesma forma, o lucro do negócio não deve simplesmente ser embolsado pelo dentista. Essa verba serve para o pagamento de despesas e, claro, o investimento em melhorias para o consultório, como novos equipamentos e tecnologias.


4. Registre todas as entradas e saídas


Para que você possa analisar as contas do consultório todos os meses e antever possíveis problemas, é preciso um controle de cada movimentação. Cada compra, despesa e recebimento deve estar registrado no fluxo da caixa da empresa.

É preciso ter também acesso a dados passados, para saber os meses com a menor entrada de dinheiro, assim você pode se preparar e ter uma reserva. É comum que os meses de janeiro e fevereiro apresentem uma baixa no número de consultas, por exemplo. Portanto previna-se e reduza os gastos.


5. Utilize um bom software


Por fim, nossa dica é registrar o fluxo de conta, com todas as entradas e saídas de dinheiro, em um bom software. O ideal é que seja um sistema especializado para dentistas, pois você terá acesso às suas finanças, sua agenda, controle de estoque, envio de SMS para pacientes, entre outras funções.

Para fazer o seu teste gratuito no Dentista Organizado e utilizar todas as ferramentas do software durante 15 dias, basta fazer o seu cadastro! Você ainda ganha 50 envios de SMS para confirmar suas consultas sem custo.



Você precisa ler também