Novo

Qual é a importância do trabalho da ASB?

Qual é a importância do trabalho da ASB?

Os Auxiliares de Saúde Bucal são partes essenciais de dentro de qualquer consultório ou clínica odontológica. A profissão foi regulamentada em 24 de dezembro de 2008, pela Lei nº 11.889, e tanto quem quer se tornar um ASB quanto se tornar um dentista precisa conhecer a importância desse trabalho.


O que faz o Auxiliar de Saúde Bucal


O (a) ASB auxilia os cirurgiões-dentistas e técnicos de saúde bucal na execução dos procedimentos, tendo em vista sempre o melhor atendimento de cada paciente. Esse profissional não atua sob a supervisão direta do dentista, pois muitas vezes ele está em contato direto com o paciente.

Por trabalhar sozinho nos bastidores dos atendimentos, o auxiliar precisa ter conhecimento técnico sobre os instrumentos, os materiais e as etapas de cada procedimento que está sendo feito. Para isso é necessário um curso técnico na área.

Muitas vezes, o ASB ainda atua em funções administrativas no consultório, o que torna sua rotina mais agitada e seu papel mais importante dentro da empresa. Para que tudo ocorra da melhor forma, a parceria entre o dentista e o ASB é fundamental.


Organização do estoque da clínica


Como os dentistas se ocupam diariamente com os atendimentos aos pacientes, sobra pouco tempo para a parte de gestão do consultório ou clínica odontológica. Por isso o controle do estoque acaba sendo uma responsabilidade do ASB.

É preciso saber se os produtos estão dentro da validade, para quantos dias há materiais suficientes e o que é necessário comprar. Para isso, os profissionais podem usar softwares especializados, como o Dentista Organizado, que apresenta de forma simples os materiais que estão para vencer e quais são as quantidades de cada um.


Conhecimento da agenda dos dentistas


Para saber com exatidão os procedimentos que serão realizados no dia, o ASB precisa ter acesso às agendas dos profissionais. Isso é importante inclusive para a organização dos materiais e instrumentos que precisam ser preparados para os próximos atendimentos.

Por isso que, assim como a secretária ou recepcionista, o ASB precisa ter acesso ao software odontológico que é utilizado na clínica. No Dentista Organizado, é possível que cada profissional tenha seu próprio usuário e senha para conferir as informações que lhe são pertinentes.


Cuidados importantes do ASB


Além dos conhecimentos técnicos, algumas habilidades são importantes para quem quer se destacar como ASB e crescer na odontologia. A apresentação pessoal, por exemplo, faz a diferença na hora de conquistar a confiança do paciente. Uniforme limpo e roupas não muito chamativas são pontos positivos.

Já a simpatia, o sorriso no rosto e a calma ao lidar com os pacientes também é fundamental. É preciso entender que as pessoas muitas vezes estão ansiosas com a consulta e precisam ser tratadas com gentileza dentro do consultório.

Gostou das nossas dicas para você se destacar como ASB e entender mais sobre a profissão? Para conhecer as ferramentas de gestão odontológica, faça agora o seu teste gratuito de 15 dias no Dentista Organizado. É a forma mais eficiente de se gerenciar uma clínica odontológica.

No teste, você ainda ganha 50 SMS gratuitos para fazer confirmações rápidas de consultas.



Você precisa ler também