Novo

Mande SMS para seus pacientes em 4 passos!

Mande SMS para seus pacientes em 4 passos!

Estar presente na vida de seus pacientes faz com que eles sejam muito mais fiéis ao seu consultório odontológico. Por isso, a comunicação com o público é essencial para qualquer dentista. Além de fazer com que os pacientes não se esqueçam da sua marca, estar na vida das pessoas por meio de conteúdos interessantes a elas só aumenta a sua relevância como dentista.

Existem algumas formas de você estabelecer uma comunicação com os pacientes, com o objetivo de fidelizá-los. Algumas delas são o e-mail marketing, as redes sociais e o envio de mensagens SMS. Nesse post você irá aprender a enviar mensagens a toda a sua base de contatos seguindo apenas alguns passos, dentro do software odontológico Dentista Organizado.

1. Faça o seu cadastro no software


Login no Dentista Organizado

Se você já é usuário do Dentista Organizado, coloque suas informações de usuário e senha. Caso você ainda não tenha uma conta no software, basta começar o seu teste gratuito de 15 dias. Esse teste dá direito ao envio de 50 mensagens SMS gratuitamente. Para criar a conta gratuita, coloque as informações requeridas, como nome da clínica, número de dentistas, e-mail, entre outras. Nesse período, você só irá pagar se optar por enviar mais de 50 mensagens.

2. Segmente seus pacientes


Grupos de Pacientes Odontológicos

Se você tem um grande consultório ou clínica odontológica, provavelmente tem muitos dados em suas listas de contatos. Por isso, é importante separar seus pacientes em grupos. Essa atitude também ajuda a economizar dinheiro na hora de enviar as mensagens SMS. Você não vai, por exemplo, oferecer serviços de bichectomia para quem já realizou o procedimento, ou dar dicas do cuidado com aparelho ortodôntico para quem não usa.

Para criar um novo grupo, vá à página Grupo de Pacientes dentro do menu Pacientes. Clique em Inclusão de Grupos de Pacientes e adicione o nome desejado. Seus contatos podem estar divididos por tipo de tratamento, tipo de convênio odontológico ou até mesmo por idade ou gênero. Para adicionar membros, vá à página Listar Pacientes. Clique sobre o nome do paciente e depois em Editar, no canto superior esquerdo. A primeira ação do formulário será escolher o grupo de pacientes em que a pessoa irá se encaixar.

3. Envie suas mensagens SMS


Criando sua campanha de SMS

Vá ao menu Marketing do Dentista Organizado e escolha se você quer fazer um envio para uma pessoa ou para um grupo. O envio único pode ser feito a alguém que fez uma cirurgia recentemente ou indicou o seu consultório para um amigo, entre outras ocasiões. Se a sua mensagem for destinada a um grupo, selecione qual será (pacientes de um determinado plano de saúde, usuários de aparelho, pais de crianças pequenas que frequentam seu consultório) e escreva sua mensagem. Lembre-se de que o texto deve ter, no máximo, 160 caracteres.

O seu SMS não precisa ser impessoal. É possível personalizar com o nome de sua clínica, contato e o nome do paciente que receberá a mensagem. Para isso, insira ao longo do texto as variáveis #nome_paciente, #nome_clinica e #fone_clinica. Elas serão substituídas automaticamente pelas informações que você forneceu ao software. Também é possível agendar a sua mensagem. Essa função é útil principalmente para datas comemorativas. A sua mensagem de Páscoa, por exemplo, será mais bem recebida pelos pacientes se for no próprio dia.

4. Acompanhe os relatórios e respostas à sua mensagem


Relatórios de mensagens SMS

Na página Campanhas Realizadas, dentro do menu Marketing, você encontra relatórios de suas mensagens enviadas anteriormente. Clique sobre o nome da campanha e você verá uma tela mostrando um gráfico com a quantidade de envios, respostas e erros, além do número de mensagens enviadas e o texto da campanha. É possível que as respostas sejam gratuitas para o seu paciente, se você optar que elas sejam descontadas de seus créditos de mensagens no software. Caso o paciente tenha respondido, o texto da mensagem irá aparecer ao lado de seu nome.

Em apenas alguns minutos, é possível criar uma campanha de marketing para fortalecer a sua marca e dar dicas a seus pacientes sobre o cuidado com a saúde bucal. Faça o seu teste gratuito de 15 dias no software Dentista Organizado, envie seus 50 SMS gratuitos e comprove os benefícios de uma boa comunicação com seu público alvo!



Você precisa ler também