Novo

O que você deve saber sobre o atendimento domiciliar na odonto

O que você deve saber sobre o atendimento domiciliar na odonto

Conforto, segurança e praticidade. Essas são as principais coisas que levam o paciente a preferir o atendimento domiciliar, fora os casos em que ele é a única opção. Por isso, dentistas e profissionais da área precisam saber lidar com essas situações e tornar o atendimento o mais qualificado possível.

O atendimento domiciliar, também chamado de home care, é muito comum na hora de trabalhar com os pacientes idosos. Já em casos em que a mobilidade do paciente está comprometida, ele é essencial.

Outros tipos de pacientes que optam pelo atendimento odontológico em casa são as pessoas com autismo, Síndrome de Down, fobia social, baixa imunidade ou mesmo indisponibilidade de horários (caso de executivos com agenda lotada).

É importante sempre avisar os pacientes de que a estrutura que pode ser levada até a casa deles não substitui os equipamentos que estão no consultório. Por isso ela deve ser usada somente em casos de necessidade.


Os pacientes hospitalizados


Quando uma pessoa está internada em um hospital, é preciso que o profissional da odontologia vá até ela para as consultas de rotina. Isso é muito importante nesse processo, afinal a alimentação de uma pessoa hospitalizada é diferente e exige cuidados especiais com a higiene bucal.

Quimioterapia e radioterapia também influenciam diretamente na saúde bucal dos pacientes, por causarem lesões. Por isso é fundamental ter um acompanhamento do dentista durante o tratamento.


Atendimento aos idosos


Já falamos aqui no blog do Dentista Organizado sobre as particularidades do atendimento a pacientes idosos. Além das necessidades especiais de locomoção, que tornam as consultas domiciliares uma alternativa, certos cuidados com a saúde bucal são necessários.

A diminuição da saliva que aparece nessa fase pode ser prejudicial para os dentes, por deixar de protegê-los. Isso é causado por diversos remédios que são comuns na vida dos idosos, como os hipertensivos e antidepressivos.


Dicas para o seu atendimento


As consultas que acontecem em casa precisam ter um atendimento tão bom quanto se fossem no consultório. A maior vantagem disso é que o medo de dentista nessas ocasiões é mais sutil, pois o paciente está mais confortável e seguro.

Cause sempre uma boa impressão nos pacientes e seus familiares. Sorria sempre, opte por uniforme limpo e neutro, sempre explique como será o atendimento e dê dicas para que a pessoa tenha autonomia para cuidar da própria saúde bucal.

Pesquise e adquira os melhores equipamentos para as necessidades de seus pacientes. Atualmente é possível ter todo o tipo de material portátil, como mochos, cadeiras, compressores, mesas e acessórios.

Se você já está pronto para oferecer esse tipo de atendimento, divulgue e se torne a primeira opção em casos de necessidade. Você pode criar uma campanha de SMS informando sobre as consultas domiciliares e em quais casos ela é indicada. Seja uma referência quando o assunto é atendimento completo e garanta o sucesso de seu consultório!

Para começar a organizar o seu dia a dia, fidelizar seus pacientes e tornar a comunicação com eles mais fácil, faça seu teste gratuito no Dentista Organizado! Você ganha 15 dias de acesso ilimitado ao sistema, além de 50 envios de SMS.



Você precisa ler também