Novo

Dicas para o atendimento de adolescentes

Dicas para o atendimento de adolescentes

No dia 21 de setembro se celebra o Dia do Adolescente no Brasil, fase que vai dos dez aos 18 anos. Você valoriza esse tipo de público no seu consultório odontológico? São pessoas que podem permanecer se consultando com você mesmo depois de adultos, se o atendimento for realmente bom e memorável.


Campanhas para os jovens


A primeira coisa que você pode fazer, levando a data em consideração, é criar uma mensagem SMS que será enviada a todos os adolescentes no dia deles. Ela pode ser enviada diretamente do Dentista Organizado, basta que você tenha os números de todos os pacientes nessa faixa etária em um grupo.

Lembre-se de que o SMS deve ter no máximo 160 caracteres e ter um linguagem mais informal, afinal você está falando com jovens. Evite termos técnicos e palavras difíceis. Se possível, crie também conteúdos para a data nas suas redes sociais.


Saiba lidar bem com essa fase


A adolescência é a fase mais cheia de mudanças na vida de uma pessoa, principalmente no corpo. A saúde bucal não fica de fora e é um assunto muito importante nesta faixa etária. Não é por acaso que a odontologia para adolescentes ganhou até nome, a odontohebiatria.

É importante conhecer bem como os adolescentes se comportam, afinal muitos podem adotar comportamentos de risco que impactam na saúde. A negligência com a saúde bucal pode ser comum nessa idade.

Por isso o dentista precisa saber como dialogar com o paciente. A saída da odontopediatria para um atendimento com os profissionais ?de adultos? também é uma mudança importante, que deve ser acompanhada.

As perguntas sempre devem ser dirigidas aos próprios adolescentes e não aos pais, para que eles tenham autonomia durante as consultas. É fundamental também deixar os adolescentes conscientes de que eles são responsáveis pela própria saúde e devem incorporar bons hábitos na rotina.


Confiança entre dentista e paciente


O adolescente precisa confiar no cirurgião-dentista para que fale abertamente sobre sua rotina e suas preocupações. Só assim os tratamentos odontológicos serão bem sucedidos. É o dentista que saberá se há o consumo de álcool, cigarro, etc. Essas coisas impactam diretamente na saúde bucal e devem ser observadas.

O diálogo deve ser de ?igual para igual?, sem o paciente se sentir incapaz de atuar na melhoria de sua saúde. As palavras no diminutivo e a didática que é usada no atendimento de crianças devem ser evitadas.

Ainda assim, a ansiedade pode estar presente durante as consultas, por isso estabelecer uma boa comunicação e uma relação de confiança é tão importante.

O ambiente também deve estar de acordo com as expectativas dos adolescentes. Tenha uma decoração bem cuidada e um consultório moderno, que irá fazer pacientes de todas as idades se sentir confortáveis. Estar ligados às tendências e ter as músicas do momento tocando na recepção também é importante para estabelecer um relacionamento melhor com esse público.


PS: Quer começar a se comunicar de forma mais rápida com seus pacientes e ainda organizar seu fluxo de caixa e estoque? Criando sua conta gratuita no Dentista Organizado você ganha acesso ilimitado a todas as ferramentas do sistema durante 15 dias!



Você precisa ler também