Novo

Saúde e bem estar na odontologia

Saúde e bem estar na odontologia

A profissão de dentista é a mais perigosa do mundo. Pelo menos é o que diz uma pesquisa da Business Insider. A exposição a bactérias e o risco de acidentes, além dos problemas de ergonomia, faze com que trabalhar na odontologia torne necessárias diversas formas de proteger a saúde.

Ser uma pessoa saudável ajuda a diminuir os riscos do trabalho como dentista, aumentando a imunidade de quem está tão exposto todos os dias. Além disso, o estresse está presente no dia a dia de todos os consultórios, por isso separar um tempo para cuidar da saúde física e mental é de extrema importância para ter uma boa qualidade de vida.


Insira exercícios na sua rotina


Em meio a tantos atendimentos e tarefas administrativas do consultório, pode ficar difícil arranjar um tempo na semana para se exercitar. Porém, é possível fazer pequenas coisas para ganhar alguns minutos ou horas e investir na saúde. Um exemplo é usar o Dentista Organizado para confirmar suas consultas automaticamente.

Com isso, você ganha pelo menos uma hora na semana para investir em um esporte que você goste. Pode ser musculação, funcional, ioga, pilates, luta? Encontre a atividade que faça você sentir prazer e ao mesmo tempo aliviar o estresse e melhorar a saúde do corpo.


Boa alimentação sem passar trabalho


Você passa o dia inteiro no consultório e às vezes não tem tempo de sair para comer? Já falamos aqui no blog sobre a opção de levar o seu almoço de casa. Você consegue se manter saudável e ainda poupa o tempo que gastaria indo até o restaurante e enfrentando filas.

Leve também com você lanchinhos saudáveis para fazer entre um atendimento e outro. Castanhas, nozes, biscoitos integrais e frutas são boas opções para uma rotina corrida. O momento do lanche também pode ser uma forma de integração com a equipe do consultório, melhorando as relações e proporcionando um momento de relaxar.


Atenção plena para reduzir o estresse


A saúde mental é de extrema importância para dentistas. Lidar com uma rotina agitada, clientes exigentes e os riscos de lidar com a saúde dos pacientes pode levar a um esgotamento. Uma opção para aliviar o estresse é a meditação, que pode ser feita até durante cinco minutos por dia, sendo guiadas ou não.

Quem ainda não pegou o hábito de meditar pode praticar o mindfulness, ou atenção plena. Trata-se de focar totalmente na atividade que está sendo realizada no momento, seja ela fazer um procedimento, dirigir, comer ou tomar banho. Esse esforço para limpar a mente dos pensamentos negativos e focar em uma coisa só é uma espécie de meditação e ajuda a ter mais foco e equilíbrio emocional.

E para melhorar sua qualidade de vida, que tal ganhar mais tempo, tendo uma gestão eficiente do seu consultório? Com o Dentista Organizado, você confirma consultas, se comunica com pacientes mais rápido e controla suas finanças e estoque! Fazendo um teste gratuito, você ganha acesso ilimitado ao sistema durante 15 dias, suporte gratuito e 50 envios de SMS para usar como quiser.



Você precisa ler também