Novo

Visagismo na odontologia: o que você deve saber

Visagismo na odontologia: o que você deve saber

Criar uma imagem pessoal que seja a melhor para as características físicas de cada pessoa, além de estar de acordo com a personalidade. Isso é o visagismo, que propõe que cada pessoa seja a melhor versão de si mesma, sem tentar ser a cópia de alguém. Essa técnica está cada vez mais presente nos consultórios odontológicos.

O visagismo está diretamente ligado à estética do sorriso. A partir de uma análise nessa área, são feitos diversos tratamentos para dentes mais harmônicos e que contribuem para uma boa imagem pessoal.

Alguns exemplos são a correção de problemas como a arcada com tamanho desarmônico, ausência de dentes, dentes desalinhados, dentes separados (diastema) e sorriso gengival.

Para resumir a técnica, o criador Philip Hallawell diz: "o visagismo é a arte de customizar a imagem pessoal. Um estilo pessoal só é possível quando a pessoa realmente tem valores e princípios próprios e um pensamento livre de padrões".


A harmonização além do sorriso


Considerando que a maioria das pessoas que procura tratamentos odontológicos visa um ganho estético, é interessante que todos os dentistas comecem a saber mais sobre o visagismo. As técnicas servem para ajudar os pacientes que visam um rosto mais harmônico e tratamentos personalizados.

O sorriso, claro, é o cartão de visitas de qualquer pessoa e tem uma importância enorme no visagismo. Outras coisas dentro do consultório que ajudam os pacientes a chegar à imagem pessoal desejado são o botox, o ácido hialurônico e o microagulhamento.

Nos casos em que é feita uma transformação completa, o planejamento é essencial. O dentista que entende de visagismo deve sentar com cada cliente para conhecer melhor seus objetivos, sua rotina e suas referências de beleza, além de tempo e orçamento.

A partir disso, são escolhidos os tratamentos que serão feitos em toda a face para uma mudança satisfatória.


Por que ter esse conhecimento


Simplesmente fazer os procedimentos desejados pelos pacientes sem entender de visagismo não é o suficiente. Isso porque o que as pessoas querem muitas vezes não irá funcionar bem com o tipo de rosto, entre outras características.

O estudo das técnicas de visagismo tem o objetivo de saber o que pode funcionar melhor para cada tipo de pessoa, para que o resultado seja satisfatório e o paciente não se sinta com uma aparência artificial após a finalização.

Quando esse trabalho é bem feito, o paciente tem como resultado um rosto que define sua personalidade. Além disso, um rosto harmônico suaviza as expressões, evitando até que as pessoas passem a imagem errada pelo seu rosto. Isso tem um impacto nas relações, tanto pessoais quanto profissionais, e na autoestima de cada um.

Fica a dica de estudar sobre o assunto e entender que o visagismo vai além da saúde, unindo também a parte estética e humana, trabalhando com a autoestima dos pacientes. Ler sobre o assunto e conversar com colegas da área estética pode fazer uma grande diferença na hora de atender as expectativas de quem procura o seu trabalho como dentista.

PS: Quer melhorar ainda mais seu relacionamento com pacientes? Já pensou em enviar SMS automáticos de aniversário? Com o Dentista Organizado é possível! Crie agora a sua conta teste gratuita e ganhe 50 envios para usar como quiser.



Você precisa ler também