Novo

Dentista, cuide da sua postura!

Dentista, cuide da sua postura!

Se você trabalha como dentista, provavelmente os cuidados com a postura são um assuntos recorrente na sua vida. Além da profissão envolver o contato com bactérias e oferecer risco, existe esse agravante dos possíveis problemas de coluna que podem surgir.

Além das dores, tendinite e bursite são algumas dos doenças que podem aparecer para quem fica muito tempo sentado e realiza movimentos repetitivos. Esses problemas são os chamados Distúrbios Osteo-Articulares Relacionados ao Trabalho (DORT), que antigamente eram conhecidos como LER (lesão por esforço repetitivo).

Um agravante a essa situação é que a maioria dos dentistas trabalha de forma autônoma. Isso significa que, quanto mais horas trabalharem, mais dinheiro terão no final do mês. Isso leva a uma sobrecarga, que se soma às posturas inadequadas (de coluna e membros superiores), o uso de ferramentas vibratórias e a ausência de pausas para descanso.

Estudos apontam que a região da lombar é a mais atingida durante os atendimentos. Os discos do segmento lombar podem sofrer com a posição, pois o centro de gravidade do corpo está nesse local. Ficar sentado o dia todo aumenta a pressão intradiscal.

Segundo uma pesquisa da UNB, da fisioterapeuta Denise Rasia, as lesões em cirurgiões-dentistas representam 30% das causas de abandono prematuro das atividades médicas.

Outro estudo importante é o de Serafim Barbosa Santos Filho. Em sua pesquisa, ele descobriu que 58% dos dentistas apresentaram dor muscu­loes­­que­lética em uma ou mais regiões da parte superior do corpo. Entre eles, 41% tinham dores em apenas uma região e 14% em duas regiões. Por isso, é preciso se cuidar!


Preste atenção aos sintomas


Essas doenças causadas pela jornada de trabalho costumam aparecer lentamente. Por isso, é preciso estar atento aos primeiros sintomas. Alguns sinais de que é preciso procurar um médico ou fisioterapeuta são: formigamento em membros superiores; diminuição da força muscular; dores de cabeça frequentes; dores difusas ou inespecíficas.


Procure uma postura confortável


A melhor postura para se trabalhar é sempre aquela em que você não sente dor. Preste atenção se você não está se adaptando, mascarando a dor procurando outra postura, enquanto não trata os sintomas. Procure ter mais consciência corporal e identificar como você se sente durante os atendimentos.


Exercícios físicos ajudam


Cuidar da sua saúde como um todo ajuda a prevenir esses problemas causados pelos movimentos repetitivos. O Pilates e o Yoga, por exemplo, ajudam a melhorar a postura naturalmente e auxiliam na recuperação muscular.

O treinamento Funcional também é uma boa opção para manter o corpo saudável. Além disso, uma alimentação equilibrada é fundamental.

Já as pausas no dia de trabalho são importantes. Entre um paciente e outro, procure dar uma caminhada, ou mesmo apenas levantar da cadeira por um momento. Faça alongamentos e procure descansar nesses intervalos. O mais indicado é uma mudança de postura a cada duas horas.

E você, como cuida da sua saúde? Conte para nós no último post de nosso Instagram! Nosso perfil na rede social é o @dentistaorganizado. Diga para os outros dentistas que nos seguem quais são os seus exercícios físicos para manter a saúde e como lida com esses problemas no dia a dia.



Você precisa ler também