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Como usar a gamificação na odontologia

Como usar a gamificação na odontologia

Você pensa em gamificação e vem à sua cabeça a imagem de um PlayStation ou um Xbox? Pois saiba que essa estratégia vai muito além dos jogos virtuais. A gamificação é uma tendência que está conquistando o marketing de diversos negócios e com as clínicas odontológicas não é diferente.


O que significa "gamificar"


A palavra gamificação tem o sentido de brincar, de tornar o aprendizado parecido com um jogo. Fazem parte da gamificação os desafios, as fases, as recompensas. Essa é uma estratégia muito útil na hora de ensinar as crianças sobre os cuidados com a saúde bucal.

Porém, nem só com as crianças funciona a estratégia. Hoje ela está presente em diversas formas de relacionamento com os clientes adultos. Recompensas pela assiduidade, avanços de níveis como paciente e a ajuda de um bom design são ótimas ferramentas para iniciar na gamificação.

Os pilares do processo de gamificação são: interação, envolvimento, intimidade e influência. Você precisa que os pacientes interajam, realmente se envolvem com a proposta, se conectem com a sua marca e tragam novas pessoas.


Como funciona na odontologia


Como já mencionado, as fases e as recompensas são a chave para fazer essa estratégia funcionar. É preciso que o paciente esteja realmente engajado a avançar de nível e ganhar o jogo, mesmo que o jogo seja completar um tratamento.

Para que a sua estratégia funcione bem, você precisa ter regras que sejam entendidas por todos. Quantas consultas é necessário para passar de nível? Ou quantas interações com sua clínica pelas redes sociais? E pense na recompensa: aparecer em um quadro de vencedores, ganhar um brinde?

Documente estas regras e deixe elas disponíveis. Não se esqueça de sempre incentivar as pessoas a participarem, seja pelas campanhas de SMS marketing ou pelas redes sociais.

O SMS também é fundamental para que elas saibam em qual fase elas estão e quais são os seus pontos no desafio. Cada vez que um paciente avançar no seu jogo, visitando seu site ou fazendo consultas, envie uma notificação por mensagem.

E, claro, não se esqueça das crianças nesse processo. Os jogos são incríveis quando o assunto é fazer os pequenos perceberam a importância da higiene bucal. Segundo um estudo da UFRGS de 2015, que desenvolveu um novo jogo, 96,6% das crianças que jogaram afirmaram que aprenderam que escovar os dentes faz bem à saúde.


Mais dicas para seu marketing


Além de usar a gamificação a favor do marketing da sua clínica odontológica, outras estratégias são importantes. As campanhas de SMS, por exemplo, têm o poder de lhe aproximar dos pacientes, fazer você ser lembrado e evitar as faltas e desistências.

Já o marketing de conteúdo é ótimo na hora de atrair novos pacientes, seja pelas redes sociais ou pelos mecanismos de busca. Posts de blog, vídeos, fotos e pequenos textos no Facebook e Instagram são boas opções, desde que você se preocupe primeiro com a informação, e depois em vender tratamentos.

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