O marketing sensorial na odontologia
Você já parou para pensar que proporcionar uma boa experiência aos seus pacientes envolve todos os sentidos?
O marketing sensorial é a área que estuda como a percepção da sua marca é afetada pelos cheiros, gostos e as aparências do seu produto ou serviço.
Na odontologia, aplicar o marketing sensorial é fácil, afinal existe essa proximidade com os pacientes. Eles precisam ir até o seu consultório para serem atendidos e é mais simples se conectar com eles e gerar boas lembranças.
Visão: encante com seu espaço
Um consultório todo branco e sem vida pode deixar os pacientes loucos para irem embora, além de contribuir para a ansiedade de algumas pessoas que têm medo de dentista.
Colocar objetos de decoração na recepção do consultório e na sala de atendimento é benéfico para seus pacientes, para você e sua equipe.
Na hora de escolher o que vai ornar com seu espaço, pense na identidade visual da sua marca (cor do logo, tipo de design) para fazer comprar mais certeiras. Conheça bem o seu público, saiba as preferências da faixa etária e classe social que você atende e navegue pelo Pinterest para buscar referências!
As datas comemorativas também podem inspirar sua decoração. A Páscoa e o Dia dos Namorados são boas ocasiões para decorar o espaço e entrar no clima do momento.
Olfato: consultório cheiroso
Com intensa conexão com o cérebro, o olfato é um aliado para criar memórias na mente dos pacientes. Por isso muitas lojas de roupas, especialmente no segmento de luxo, optam por cheiros característico para suas lojas. E quem não lembra da Melissa ao sentir o cheiro característico dos sapatos da marca?
Procure aromatizar seu ambiente com perfumes suaves, afinal seus pacientes precisam se sentir confortáveis em seu espaço. Aromas frescos e leves podem tornar o momento da consulta muito mais agradável, além de ajudar a fixar sua marca na memória de quem passa pelo seu consultório.
Paladar: o que servir na recepção
Quando o assunto é o paladar, vamos além do gosto do flúor, não tão querido pelos pacientes: o que você tem servido aos seus pacientes? Deixar café, chá e água disponíveis na recepção do consultório pode ser uma boa estratégia para apostar no marketing sensorial e encantar quem passa pelo local.
Como o objetivo é proporcionar boas experiências e gerar boas lembrança, se certifique de que suas bebidas são de qualidade e são bem feitas, na temperatura ideal. E, para encantar as crianças, um brinde que agrada o paladar com os cremes dentais com "gosto" mais doce. Também é uma opção de marketing sensorial que tem tudo a ver com a odontologia.
E você, gostou das nossas dicas para aguçar os sentidos de quem se consulta com você? Não se esqueça de que, além de encantar na primeira consulta, é preciso manter um bom relacionamento com os seus pacientes.
Por isso, fazer a confirmação automática de consultas e enviar mensagens SMS de aniversário são ótimas opções para fidelizar o seu público. Tudo isso você pode fazer no Dentista Organizado, além de fazer seu controle financeiro e de estoque! Crie sua conta gratuita e usufrua de todas as ferramentas durante 15 dias.