Novo

Inteligência Artificial: o futuro da odontologia

Inteligência Artificial: o futuro da odontologia

Para alguns pode parecer algo distante, mas a Inteligência Artificial está ganhando cada vez mais espaço em todos os tipos de negócio no Brasil e no mundo. E engana-se quem pensa que ela está na forma de robôs gigantes e com más intenções, como nos filmes de Hollywood. A AI é constituída de algoritmos, softwares e demais funcionalidades que fazem os dentistas ganharem tempo no dia a dia.

Quer saber quais são essas ferramentas e como elas vão impactar o mercado da odontologia daqui pra frente? Continue lendo e conheça mais sobre esse universo cheio de automação e novas formas de lidar com os pacientes.


Leitura simplificada de radiografias


Uma das formas mais comuns de usar a Inteligência Artificial em um consultório odontológico é pelas máquinas que interpretam radiografias. Elas podem identificar cáries e outras doenças com uma precisão muito maior que a dos humanos. Estima-se que hoje as falhas de diagnóstico a partir de raio-X seja de 20% ou mais quando essa tarefa é feita por pessoas. Esse dado é do site DZone.

As máquinas podem agilizar esse processo no consultório, afinal elas não precisam de pausas ou folgas. Esse uso da tecnologia pode aliviar e muito os sintomas de Burnout, que já falamos aqui no blog do Dentista Organizado. Essa síndrome tem feito muitos dentistas se afastarem do trabalho pelo esgotamento e a AI pode ser uma aliada na prevenção.


Outros usos da tecnologia


Além de auxiliar na identificação de problemas na saúde bucal dos pacientes, a Inteligência Artificial, em um futuro próximo, pode ajudar no planejamento dos tratamentos e identificar com antecedência os danos nos ossos de cada pessoa.

A realidade virtual é outra solução que chegará aos consultórios. Com óculos especiais, os pacientes podem se distrair e entrar em "outra dimensão" enquanto estão na consulta ou mesmo na sala de espera. Assim, ficam mais tranquilos e os procedimentos se tornam mais fáceis para todos.


Uma preocupação comum


Muitos profissionais de diversas áreas do conhecimento acreditam que a AI pode substituir o trabalho humano nas empresas. Essa é uma concepção muito rebatida pelos especialistas, afinal o contato humano com os pacientes é essencial e o acompanhamento das pessoas em cada fase da vida é melhor feito por dentistas humanos.

Além disso, os profissionais precisarão ensinar essas máquinas sobre cada processo, além de verificar as análises e diagnósticos que são feitos pelos softwares. As máquinas não vêm para substituir, e sim somar para que os dentistas possam ter mais qualidade de vida e se preocupar em ter uma conexão real com os pacientes. Assim, eles valorizam ainda mais o lado humano da odontologia e fazendo com que o famoso medo de dentista seja algo do passado.


A tecnologia a seu favor hoje


Enquanto essas grandes soluções para consultórios odontológicos não chegam, você pode transformar a gestão do seu negócio com o Dentista Organizado. Com o software, você confirma automaticamente suas consultas por SMS, faz o seu controle de estoque e registra contas a pagar e a receber, além de manter as informações de seus pacientes seguras em nuvem. Crie a sua conta gratuita!



Você precisa ler também