Novo

O que é o voluntariado na odontologia?

O que é o voluntariado na odontologia?

Você é dentista ou estudante de odontologia e deseja fazer um trabalho voluntário para ajudar as pessoas dando acesso ao tratamento de doenças bucais? Saiba que isso é possível e pode ajudar muito em sua carreira, pois além de aprimorar suas habilidades técnicas, gera um conhecimento maior sobre as características da comunidade em que está inserido e seus problemas relativos à saúde bucal.

Um exemplo de voluntariado bem simples de ser realizado são as visitas de dentistas em escolas, principalmente as instituições públicas (escolas de ensino fundamental e creches). Nessas ocasiões, o profissional tira as dúvidas dos alunos quanto à saúde bucal e cuidados de higiene.

É possível realizar diversas atividades para engajar as crianças, como os moldes de dentes de massinha de modelar. Nessa fase é importante o estímulo aos bons hábitos e os professores das crianças não têm todo o conhecimento necessário para conversar com os alunos sobre o assunto.

Procedimentos com um baixo custo

Quando o assunto já parte de compartilhar informação para realizar um tratamento, isso envolve muitos custos. Assim, alguns grupos voluntários da odontologia que querem fornecer tratamentos cobram apenas pelo material utilizado. Isso torna os procedimentos muito mais acessíveis. Podem realizar essas atividades dentistas especialistas e professores.

Também há dentistas que atendem gratuitamente crianças de baixa renda, até que elas completem 18 anos, em seus consultórios. A seleção dos pacientes é realizada em instituições sociais e escolas públicas, de acordo com a necessidade. O projeto Dentista do Bem, por exemplo, conta com dentistas voluntários em mais 1.500 municípios brasileiros. Clique aqui se você deseja participar da ação.

Outra organização semelhante é a Voluntários do Sorriso, que realiza todos os anos um evento em comunidades carentes do Rio de Janeiro, com o objetivo de ofertar serviços de saúde. Todos os materiais odontológicos utilizados são frutos de doações e a primeira edição do evento ocorreu no ano de 2013. Já na Bacia Amazônia, dentistas podem levar atendimento às comunidades por meio do projeto Doutores das Águas, que tem edições anuais.

Oferecendo tratamentos em cursos

Algumas universidades da área da odontologia ou clínicas com cursos também oferecem tratamentos gratuitos para aqueles que não têm condições de pagar pelos procedimentos. A cada curso ou disciplina que tenha um cunho mais prático, são selecionadas pessoas que sirvam de modelo e auxiliem os alunos a verem os resultados na prática. Um exemplo de instituição que realiza esse tipo de ação é a Clínica Pomar dos Sorrisos, por meio de seus cursos livres.

Os benefícios do voluntariado

Fazer o bem e melhorar a vida das pessoas sem visar um lucro ou benefício próprio faz parte da realidade de voluntários de diversas áreas do conhecimento. O voluntariado traz muitos benefícios para quem o realiza, fazendo com que todo mundo saia ganhando.

Entre as vantagens, estão o aumento de vínculos sociais e relacionamentos, o desenvolvimento das habilidades sociais, o aumento da autoestima e felicidade, a redução do risco de depressão e o bom exemplo que é dado para família e amigos. Além disso, é uma forma de dentistas voluntários poderem treinar suas habilidades na odontologia e adquirir conhecimento. Quando o profissional limita seu trabalho apenas ao seu consultório e aos pacientes rotineiros, perde muitas oportunidades de crescimento profissional e pessoal.



Você precisa ler também