Novo

O que desequilibra o fluxo de caixa da sua clínica

O que desequilibra o fluxo de caixa da sua clínica

"O que não é medido não é gerenciado", já disse William Demig. Essa frase se aplica a diversas coisas, mas tem tudo a ver com o controle financeiro da sua clínica odontológica. Você tem controlado as receitas e despesas de forma correta?

Muitos dentistas adiam essa tarefa ou mesmo não fazem o registro das finanças por medo de se deparar com algum problema ou desequilíbrio. Mas, muito melhor do que não enxergar o problema, é saber o que pode estar causando os problemas financeiros e começar a resolver!


Sua clínica não dá lucro


Por mais doloroso que isso seja, quando você tem um controle melhor das finanças, pode acabar descobrindo que sua clínica não está dando lucro. Porém, quanto antes você descobrir isso, melhor!

Você só saberá de fato a margem de lucro, se ela existe, colocando no seu software odontológico todas as despesas e receitas da sua clínica. E cuidado com o viés de confirmação: às vezes você quer muito que o saldo dê positivo e acaba não colocando algumas despesas.

Registre tudo, desde o cafezinho da sua equipe até os financiamentos e as compras de materiais. Depois, coloque suas receitas provenientes das consultas para saber se você está no positivo ou no negativo, assim como a projeção para aqueles pacientes com tratamentos mais longos.

Se descobrir que não está tendo lucro na clínica, o jeito será diminuir os gastos, optar por fornecedores mais baratos e aumentar o valor do seu trabalho. Para aumentar o seu preço por consulta, você precisa melhorar sua imagem, fazer um bom trabalho, atender bem e investir no seu marketing.


Os pacientes estão inadimplentes


Nada pior para o seu fluxo de caixa do que gastar com recursos e tempo para depois não receber este dinheiro de volta. Infelizmente, a inadimplência é um problema comum a muitas clínicas odontológicas.

O que você pode fazer é estar em comunicação constante com esses pacientes, para que essa dívida não seja esquecida e você possa reequilibrar suas finanças. As mensagens SMS de cobrança são uma boa alternativa para lidar com esses casos. Elas podem ser enviadas direto do Dentista Organizado, de forma rápida, para todos os pacientes inadimplentes.

Outro problema que é relacionado aos pacientes é quando eles faltam. Você acaba perdendo algumas horas que poderia usar para atender outra pessoa, só esperando alguém que não irá aparecer.

As mensagens também são uma forma de evitar esse problema, afinal o nosso software envia automaticamente uma confirmação de consulta um dia antes e o paciente pode informar, sem custo, se irá comparecer.


Você não faz o controle de estoque


Por último, um gerenciamento de estoque mal feito pode causar um desequilíbrio no seu fluxo de caixa. Procure comprar equipamentos e materiais de acordo com a sua necessidade, sempre pensando no que as pessoas estão procurando mais.

Avalie sempre o que está sendo mais usado e o que está ficando no seu estoque, além de periodicamente pesquisar por fornecedores que possam lhe atender melhor por um menor preço. Comprar coisas sem necessidade ou deixar as coisas vencerem e jogar fora pode ser muito prejudicial para o seu negócio!

Para começar hoje mesmo a gerenciar o seu estoque, confirmar consultas automaticamente e ter uma agenda online eficiente para sua clínica, cadastre-se já no Dentista Organizado.



Você precisa ler também