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Pacientes de cada geração: qual é a diferença?

Pacientes de cada geração: qual é a diferença?

Ter um consultório ou uma clínica odontológica significa lidar com diversos tipos de público. A não ser que você atenda uma especialidade muito restrita, terá de lidar com pacientes de diversas idades e perfis diariamente.

Mesmo na odontopediatria, você terá de entender como pensam as crianças, seus pais e às vezes seus avós. Por isso, conhecer um pouco sobre os valores e o comportamento de cada geração pode ser um grande diferencial para você atender bem.

Para entender melhor os pacientes que são crianças, adolescentes, adultos e idosos, conheça nossas dicas para se relacionar mais facilmente com cada geração:


Baby boomers (1940-1959)


São pessoas que buscam estabilidade. Ficam no mesmo emprego boa parte da vida, até se aposentar. São também revolucionários e idealistas. O que eles mais gostam e consomem? Televisão, jornais, livros, carros, música e filmes.

Para atrair e fidelizar esse público, você deve prestar um ótimo atendimento, afinal se eles gostarem de você, visitarão seu consultório muitas vezes.

Esteja presente em meios de comunicação offline e coloque boas opções de entretenimento na sala de espera, como televisão em um programa agradável e revistas interessantes.


Geração X (1960-1979)


É a geração influenciada pelo capitalismo. São pessoas dedicadas ao trabalho, que respeitam hierarquias e topam desafios. O consumismo a está ligado a essa geração, que gosta de boas marcas e procura seus direitos na hora de consumir.

Mostre que você valoriza o dinheiro dos seus pacientes da geração X. Entregue um bom trabalho, de preferência com apelo visual, pois a imagem pessoal é importante para quem nasceu nesse período. Clínicas voltadas para o mercado de luxo e para a estética se dão bem com esse público.


Millennials (1980-1994)


Primeira geração que nasceu tendo acesso à tecnologia. Eles dão preferência às experiências do que à compra de bens materiais. Estão sempre conectados à internet e são questionadores.

Não espere uma fidelidade dos seus clientes millennials. Mas, para ajudar a melhorar a experiência, se conecte com eles onde eles recebem informação.

Mensagens SMS e redes sociais são essenciais para um bom relacionamento com eles. Valorize a experiência que eles têm dentro do consultório ou invés de brindes ou um preço menor.


Geração Z (1995-2010)


São mais abertos ao diálogo que a geração anterior. Levam a vida com mais leveza e são nativos digitais. São éticos, ligados a causas e não toleram propagandas enganosas.

Para conquistar esse público, mostre que sua clínica ou consultório tem algo a mais, que leva em conta o lado social, está envolvida com projetos legais, valoriza a sustentabilidade. Sempre diga a verdade e não crie expectativas sobre os tratamentos que podem não se realizar. Honestidade é tudo para eles.

Você já sabia sobre as características de cada geração? Conte para nós com qual você trabalha mais! E para te ajudar a lidar melhor com todas elas, nós temos as melhores ferramentas de comunicação e gestão para dentistas.

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