Novo

Por que não se comunicar por e-mail com seus pacientes

Por que não se comunicar por e-mail com seus pacientes

Para confirmar consultas, fortalecer o seu relacionamento com pacientes e reforçar a sua marca como dentista, existem hoje em dia muitas formas de comunicação.

Algumas delas são mais rápidas, outras mais baratas, outras mais acessíveis aos pacientes. Porém, uma que traz poucos resultados na prática é o e-mail, uma forma de contato que ainda é usada por muitos dentistas.

Isso ocorre porque a maioria das pessoas já não abre a caixa de entrada com tanta frequência, preferido a comunicação por mensagens de texto no celular. Então, quando elas acessam o que receberam, os e-mails importantes se perdem em meio a diversos conteúdos enviados durante o dia.

A regra é que você conheça seu público em primeiro lugar. Se você sabe que eles não ficam no computador muito tempo e usam bastante o celular, como a maioria dos brasileiros, escolha uma comunicação que seja mais fácil. Saiba por que nem sempre o e-mail é a melhor opção:


Eles têm uma taxa de abertura pequena


Como já dito anteriormente, o costume de abrir a caixa de entrada de e-mails está perdendo espaço para o uso do celular e redes sociais. Com isso, o número de pessoas que irá abrir o seu envio diminui.

Uma taxa de abertura normal de uma campanha de e-mail marketing é de 20%, às vezes menos. Então não use essa estratégia com seus pacientes a não ser que seu conteúdo não seja urgente e não demande uma resposta rápida de todos que receberam.


Demoram mais para ser feitos


Para criar um disparo de e-mail para toda a lista de pacientes, você precisa criar o design do e-mail, redigir o texto, colocar elementos gráficos, como imagens e Gifs, e inserir sua assinatura. Além disso você precisa pensar em um título que convença as pessoas a abrirem o conteúdo.

Com as mensagens SMS por exemplo, isso não ocorre. Tudo o que você precisa fazer é escrever até 160 caracteres, com espaço, e fazer o disparo para sua lista. Além disso, o resultado é rápido, afinal elas chegam instantaneamente aos celulares dos destinatários.


Não facilita um retorno rápido


Como acabamos de mencionar, a comunicação fica mais devagar quando você usa somente os e-mails. Os pacientes podem demorar dias para ler o que você escreveu. Se você pretende divulgar uma ação de tempo limitado ou confirmar consultas, essa não é a melhor opção.

Com as mensagens de texto, sejam SMS ou pelo WhatsApp, você já consegue ter uma confirmação do paciente para saber se ele irá comparecer no horário agendado.

No caso das pesquisas de satisfação, também essa é uma boa estratégia para ter respostas de mais pacientes de forma mais rápida.

Se utilizar de diversas ferramentas de comunicação para seu consultório odontológico é uma boa estratégia, mas lembre-se de sempre escolher bem a finalidade de cada uma.

E não se esqueça de entrar em contato com sua base não só para confirmar horários, mas para dar dicas de saúde bucal e informar sobre os melhores tratamentos para manter o sorriso em dia.



Você precisa ler também