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Como precificar seus serviços na odontologia

Como precificar seus serviços na odontologia

Falar sobre dinheiro não é uma tarefa fácil, mas é necessário para todo dentista que deseja ter sucesso e viver do que ama fazer.

Como muitas vezes o assunto não é discutido entre colegas de profissão, quase sempre surgem dúvidas na hora de cuidar do dinheiro do consultório ou clínica.

Precificar os serviços, então, pode ser uma tarefa árdua para alguns dentistas. Faltam referências de outros profissionais, existe o medo de não se conseguir pacientes e se soma a isso a cultura de não se falar sobre dinheiro e a vontade de não parecer ambicioso demais.

Quer saber como definir os preços de seus tratamentos odontológicos de forma mais correta? Confira as nossas dicas!


Conheça as suas despesas e perca o medo dos números


A primeira coisa para saber quanto você deve cobrar é saber quanto você gasta com o consultório. Coloque nessa conta os custos mensais, tanto fixos como variáveis.

Entre os gastos fixos estão o aluguel, os salários de funcionários, o software odontológico, o gasto com internet, os serviços de marketing, impostos, mensalidade de máquina de cartão de crédito, etc.

Já os custos variáveis são energia, água, telefone, materiais odontológicos, entre outros gastos que mudam a cada mês. Para usar eles no cálculo, faça uma média ou pesquise uma média na internet ou com colegas dentistas.


Divida seus custos pelos pacientes fixos


Agora que você já tem um custo mensal estabelecido, é a hora de usar esse número para chegar à sua média de preços. Você irá chegar a uma base, que irá diminuir ou aumentar de acordo com o serviço.

Isso se aplica, claro, se você já tem um consultório em funcionamento. Você irá dividir o seu custo mensal pela média de pacientes que você tem todos os meses.

Se você ainda não tem pacientes, faça uma estimativa de quantos quer ter por mês. Aí o foco será trabalhar o seu marketing para atrair as primeiras pessoas e começar a construir seu próprio público.


Variáveis de cada tratamento odontológico


Como dissemos anteriormente, nem todos os tratamentos terão o mesmo preço, eles terão aquela base que você chegou mais os seus custos próprios. Além disso, você precisará ter a sua margem de lucro.

Também existe o fato de que alguns tratamentos podem ser mais lucrativos que outros, por demandarem menos tempo e menos materiais, além de ocorrerem com maior frequência.

Identifique esses serviços que são mais vantajosos para o seu consultório odontológico e foque a sua comunicação neles. Fale sobre esse determinado tratamento nas suas campanhas de SMS, mídias sociais, comunicação offline, etc.


Reajustes dos preços no consultório


A cada ano, você terá o reajuste de diversos custos do consultório. Além disso, a realidade do negócio pode mudar, aumentando ou diminuindo o número de pacientes.

Por isso uma revisão de preços é fundamental para acabar não trabalhando de graça ao longo dos anos. Além disso, a revisão da gestão, das ferramentas de controle financeiro e da forma de atender os pacientes é necessária de tempos em tempos.

Então, concluindo, se você quer chegar em preços que seus pacientes considerem justos, o primeiro passo é avaliar seus custos com responsabilidade. Procure não desperdiçar dinheiro e pesquise sempre bons fornecedores que garantam um melhor custo x benefício. Assim você melhora seu serviço sem encarecer tanto para o público final.

Para ficar por dentro das finanças do consultório e facilitar a gestão, invista em uma ferramenta que permita um controle de qualquer lugar. Criando a sua conta no Dentista Organizado, você ganha acesso a todas as ferramentas durante 15 dias, incluindo o fluxo de caixa, confirmações de consulta e marketing por SMS.



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