Novo

Dentista, acerte no seu planejamento financeiro para 2020

Dentista, acerte no seu planejamento financeiro para 2020

Quais são as suas metas para este ano? Saiba que todo dentista de sucesso tem metas documentadas, que guiarão todos os esforços nos próximos meses e evitarão a perda de foco.

A maioria das metas de um consultório ou clínica odontológica, porém, só são possíveis com investimento financeiro. Seja uma reforma, uma estratégia de divulgação, um novo curso, a aquisição de novos equipamentos? Só é possível chegar lá com planejamento das finanças para que as contas não fiquem comprometidas.

Por isso, ao início do ano, é fundamental traçar essas metas de forma realista e conhecer a realidade financeira do consultório ou da clínica. Assim é possível saber quais metas poderão ser cumpridas a cada mês e o que será preciso mudar nas finanças para que elas se concretizem.


Conheça as suas finanças e perca o medo de números


Fazer sua lista de metas sem saber como está a saúde financeira do seu consultório é frustração na certa. Primeiro é preciso adquirir o hábito de ver o fluxo de caixa e acompanhar esses números por meio de um software odontológico. Assim você sabe as receitas previstas dos tratamentos mais longos e também vê todos os seus custos fixos, com contas de energia, salários de funcionários, impostos, etc.

Da mesma forma, veja seus extratos bancários, saiba se não está pagando taxas abusivas, etc. Assim, quando precisar cortar algum custo para realizar uma meta, você saberá exatamente onde pode cortar para fazer suas novas aquisições. Perder o medo dos números é o passo número 1 para o planejamento financeiro de qualquer dentista de sucesso.


Estabeleça um plano de ação para suas metas


Agora que você já sabe quais objetivos é possível traçar em curto e longo prazo, é a hora de fazer o planejamento de cada etapa que você precisa passar. Saber quanto deve investir cada mês, quais pesquisas precisa fazer, se aumentará o preço dos seus serviços, cortará custos dentro do consultório, etc.

É importante documentar as suas metas para que a cada mês você possa anotar a evolução, escrever quanto de dinheiro já guardou, quais informações já conseguiu? Assim você mantém sua motivação, ao ver de forma visual o seu desempenho em relação ao que quer conquistar.


Calcule o retorno que terá com cada investimento


Antes de traçar suas metas para 2020, é fundamental saber o retorno que terá com cada uma delas. Como estamos falando de objetivos profissionais, não se pode entrar em novos projetos sem saber se haverá um retorno financeiro, seja rápido ou devagar.

Converse com pessoas que já compraram o equipamento que você quer comprar, que já fizeram reformas ou mudaram de sede, que fizeram o curso que você quer fazer. Assim você já se prepara melhor para os resultados que pode ter e decide quais são as metas prioritárias, que lhe trarão um crescimento maior.

Se você quer melhorar sua gestão financeira em 2020, conte com as ferramentas do Dentista Organizado. Você controla seu fluxo de caixa, evita faltas de seus pacientes com as confirmações automáticas e faz a gestão de seu estoque. Crie sua conta gratuita!



Você precisa ler também