Novo

Os benefícios de emitir nota fiscal no seu consultório

Os benefícios de emitir nota fiscal no seu consultório

Pode parecer mais uma burocracia ou mais uma tarefa que você evita fazer no dia a dia do seu consultório odontológico. Emitir notas fiscais para seus pacientes, entretanto, é importante para seu negócio por diversos motivos.

Confira alguns deles e saiba como fazer para começar a emitir NFs sem precisar do auxílio de um contador e sem precisar usar uma nova ferramenta no seu consultório:


Benefícios da nota fiscal para seu negócio


Primeiro é preciso dizer que emitir uma NF hoje é muito mais fácil do que foi antigamente. Antes, era preciso preencher um bloco de notas e ter três vias da nota fiscal, uma para você ou seu contador, uma para o cliente e outra que ficava armazenada.

Hoje em dia, é tudo eletrônico e fica pronto a partir de poucos cliques, ou seja, a dificuldade não é uma desculpa para deixar de emitir notas.

Entre os benefícios, está a melhora da confiança no seu consultório. Ao emitir a nota fiscal você garante mais transparência sobre aquele faturamento e passa a imagem de um consultório mais profissional.

Além disso, a nota fiscal facilita a tributação, garante que seu consultório esteja dentro do lei e também facilita na hora de fazer as suas declarações anuais como pessoa jurídica. Lembre-se que a falta de emissão de notas pode gerar multas nos casos em que ela é obrigatória.

Com as notas fiscais você garante um registro do seu faturamento e facilita no fluxo de caixa, sabendo exatamente o que você recebeu e quanto pagou de impostos por cada procedimento. Assim você mantém as finanças em dias e sabe como está a situação caso queira fazer novos investimentos ou contratar mais pessoas.

Para o seu paciente, é nota fiscal é uma comprovação daquele pagamento e também tem utilidade na hora de fazer a declaração do imposto de renda, pois entra como um custo de saúde.


Como começar a emitir NFs online


Primeiro você precisa estar apto para fazer a emissão. Em algumas cidades, você precisa do certificado digital, para comprovar a sua identidade. Ele é um arquivo que você vai instalar em seu computador e, com ele instalado, poderá fazer a emissão de notas.

Se você estiver ok com os requisitos para emitir NFs, pode fazer esse processo todo pelo Dentista Organizado. O software odontológico conta com uma ferramenta para emissão de notas em poucos minutos.

Ele usa os dados dos pacientes que já estão inseridos no sistema e o valor que já foi colocado na parte financeira. Assim, gera um arquivo em PDF ou em XML, para ser enviado ao seu paciente e também à sua contabilidade no formato que for melhor para cada um.

E você, já conhece todas as soluções do nosso software para um consultório mais eficiente e organizado? Criando a sua conta gratuita e sem compromisso, você ganha 50 envios de SMS para confirmar consultas, conhece nossas ferramentas na prática e conta com o auxílio de nossa equipe de suporte sempre que precisar!



Você precisa ler também