Novo

Triagem online: alternativa no isolamento

Triagem online: alternativa no isolamento

Em muitas cidades do Brasil, ainda há restrições para a circulação de pessoas devido à pandemia de coronavírus. Com isso, muitos dentistas podem não estar trabalhando e, mesmo quando estão, muitos pacientes optam por ficar em casa nesse momento.

É nesse momento em que é preciso ser criativo para estabelecer conexões e não perder pacientes por causa do isolamento social. A internet, por exemplo, é uma incrível aliada dos dentistas, não só na quarentena, mas sempre em que é necessário se aproximar dos pacientes.

Claro que consultas online não são possíveis, afinal é preciso ver o paciente para realizar um diagnóstico e fazer um tratamento. Porém, as pessoas em casa ou não, problemas odontológicos podem surgir. Por isso, muitos profissionais da odontologia estão usando as triagens online como forma de driblar a distância.


Conversas por vídeo com pacientes


Fazer a triagem online significa conversar por vídeo chamada com cada paciente para poder identificar se há urgência ou não. Assim é possível descobrir os sintomas e identificar se é o caso pedir para que a pessoa vá até o consultório.

Em alguns casos, quando é possível esperar ou orientar para um tratamento em casa, pode-se evitar que a pessoa tenha que sair de casa. Essa é uma forma de auxiliar os pacientes que teriam que pegar um transporte público e se expor ao contato com muitas pessoas para ir ao consultório, por exemplo. Essas triagens podem ser feitas pelo WhatsApp, Google Hangouts, Skype ou Zoom.

Além disso, as chamadas em vídeo podem ser usadas também para aqueles pacientes que recém fizeram uma cirurgia e precisam de um acompanhamento. É possível mostrar preocupação, saber como eles estão e manter esse contato com eles mesmo que todos estejam em casa.


Dicas para sair na frente após a pandemia


O que sabemos é que, em algum momento, as coisas irão voltar ao normal e os atendimentos odontológicos também. Só que só vai ter bons resultados após a pandemia quem aproveitou esse tempo para arrumar e casa e rever estratégias.

Campanhas de SMS, mensagens no WhatsApp, posts de redes sociais e o investimento em uma boa presença digital fazem com que os consultórios saiam na frente quando o movimento retornar ao normal.

Manter as estratégias de comunicação é essencial para continuar dando apoio aos pacientes na questão de saúde e também para manter esse vínculo. Ele é essencial para que as pessoas lembrem de seu consultório assim que tiverem a necessidade ou vontade de fazer um tratamento.

Enviar uma campanha de mensagem de texto por semana e publicar nas redes sociais ao menos umas três vezes por semana são boas estratégias para sobreviver à crise. Também lembre-se de que os vídeos, além das vídeo chamadas, são importantes para aproximar você dos pacientes.

Gravar pequenos vídeos com dicas de saúde bucal para publicar nas redes é uma estratégia para fortalecer sua marca em tempos de isolamento e sair na frente da concorrência.

Além disso, contar com boas ferramentas online de gestão é essencial. Com o Dentista Organizado, você estando em casa ou no consultório, você consegue controlar suas finanças, seu estoque e se comunicar facilmente com pacientes. Crie a sua conta gratuita!



Você precisa ler também