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Retorno sobre investimento: calcule o ROI de sua clínica!

Retorno sobre investimento: calcule o ROI de sua clínica!

Saber lidar com números é fundamental para qualquer empreendedor, tenha ele formação na área de exatas ou humanas. No caso dos dentistas, perder o medo das contas e tabelas e ir além da regra de três só traz vantagens.

Caso você tenha um consultório ou clínica própria, saber gerenciar as suas finanças é crucial para crescer e não correr riscos ao fazer investimentos fora da sua alçada. Para que sua clínica prospere, dedicar um tempo da sua semana para os números é essencial.

Um cálculo que todo dentista deve saber fazer é o de ROI. Essa sigla quer dizer Return on Investment, ou Retorno sobre Investimento. É basicamente descobrir o que você tem de retorno pela compra de materiais, por exemplo, por ações de marketing, pela contratação de serviços, etc.


Descubra qual é a fórmula do ROI


Para saber o seu retorno sobre algum investimento, primeiro é preciso saber o quanto você investiu em determinada ação ou serviço e depois o seu ganho. Um exemplo é quando você faz uma campanha de SMS e teve que adquirir um pacote de mensagens. Tenha registrado o quanto você investiu no pacote de envios e o ganho que teve com as consultas que essa campanhas resultou. Então, faça o cálculo:

- ROI = (Ganho obtido - Investimento) / Investimento

O resultado disso é quantas vezes o seu investimento foi equivalente ao seu retorno. Esse número pode ser positivo ou negativo. Isso pode ser feito com seus diversos tratamento, as diferentes estratégias de marketing, etc. Avalie quais estão tendo o maior ROI para continuar investindo e repense aquelas com o menor resultado.


Faça adequações em sua estratégia


De nada adianta fazer todos os cálculos e análises, descobrir o que deve ser mudado e nada se alterar na prática. Aplica a metodologia de melhoria contínua e repense suas estratégias de tempos em tempos.

Se determinado tratamento está tendo um baixo ROI, o que pode mudar? Você pode fazer um reajuste de preço para seus pacientes ou negociar com seus fornecedores para ter um custo menor.

Já com as ações de marketing, reforce aquelas que estão lhe dando um retorno maior e realinhe a estratégia daquelas com ROI menor. Pode ser que o texto de suas campanhas de SMS não esteja muito convidativo, ou seus anúncios em redes sociais não estejam passando a mensagem correta, ou mesmo não segmentados ao melhor público.

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