Novo

Entenda o impacto da LGPD para dentistas e como um software odontológico pode ajudar

Entenda o impacto da LGPD para dentistas e como um software odontológico pode ajudar

Hoje em dia, é comum se dizer que os dados são o novo petróleo. Qualquer empresa que deseja ser bem-sucedida precisa fazê-lo com o auxílio dos dados de seus clientes e de seu mercado. Com os dentistas não é diferente.

Ter os dados de pacientes, em relação à saúde, procedimentos anteriores e mesmo os dados de contatos é crucial para qualquer clínica odontológica. Conhecer o paciente ajuda a oferecer os melhores tratamentos e manter o contato visando não perdê-lo para a concorrência.

Os dados dos pacientes, entretanto, devem ser utilizados para os objetivos que foram informados a eles, além de serem protegidos contra vazamentos. É sobre isso que trata a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entra em vigor em agosto de 2020.


O que você precisa saber sobre proteção de dados


A LGPD preza pela maior autonomia das pessoas sobre seus dados, além da proteção e garantia de privacidade. Um dos aspectos mais importantes da lei é o consentimento. Se você irá utilizar os dados de contato de seu paciente para enviar SMS e e-mails, por exemplo, é fundamental que ele autorize esse uso.

Esse consentimento pode ser feito em uma ficha de cadastro na sua clínica ou um formulário online, por exemplo. O importante é ter esse registro de que o consentimento foi concedido antes de iniciar suas campanhas de comunicação.

Também é fundamental garantir a proteção das informações, ainda mais quando falamos de dados de saúde, que são considerados sensíveis pela lei. Garanta que o acesso a essas informações só se dá por meio de senha e que os computador estão livres de vírus, além de controlar quem tem acesso à sua base de dados.

Imagine que você tem um paciente que é uma pessoa pública. A segurança deve ser dobrada para que terceiros não descubram dados sobre seu estado de saúde sem o consentimento do paciente. Também lembre-se que, em caso de não adequação à lei, as empresas podem sofrer multas, de acordo com seu faturamento.


Conte com a ajuda de um software odontológico


Com o auxílio da tecnologia, é possível simplificar o processo de adequação à LGPD no seu consultório odontológico. Ter um software especializado para dentistas garante, como já mencionamos, que só a sua equipe terá acesso aos dados do paciente.

A tecnologia também facilita a obtenção do consentimento para o uso das informações de contato para a comunicação. Além disso, ter um software que centraliza e organiza os dados de pacientes é fundamental para ter uma noção real de quanta informação você tem. Quando você visualiza, você organiza mais e protege mais.

Saiba que, com a vigência da nova lei, os cidadãos poderão requisitar o acesso, alteração e exclusão de seus dados das bases das empresas. Então, se um paciente pedir para excluir seu número de celular, e-mail ou histórico de saúde de sua base, é preciso ter uma forma simples de conseguir fazê-lo. Com um software odontológico que reúne os cadastros de pacientes fica mais fácil.

Se você quer essa ajuda da tecnologia para se adequar à nova lei, crie hoje mesmo a sua conta em nosso software odontológico! Você pode utilizar nossas funcionalidades sem compromisso durante 15 dias e ganha 50 envios de SMS para utilizar na confirmação de consultas ou ações de marketing.



Você precisa ler também