Novo

Ticket médio na odontologia: como descobrir o seu

Ticket médio na odontologia: como descobrir o seu

Se você tem o próprio consultório odontológico, já sabe que, para que ele tenha sucesso, não basta apenas ter ótimas habilidades na sala de atendimento. É preciso ser um bom gestor ou gestora. Para isso, é preciso conhecer sobre finanças, marketing, tecnologia, entre outros assuntos.

No quesito finanças, conhecer as principais métricas para poder avaliar a situação do consultório é essencial. Uma delas é o ticket médio. Você sabe o que é? Se trata do valor médio gasto em cada procedimento.

Muitas consultas e tratamentos variam, conforme material utilizado, método, etc. Por isso, se faz uma média do quanto que cada atendimento está rendendo ao consultório, de uma forma geral.


Descubra o seu ticket médio


É possível descobrir essa métrica do consultório todo ou de apenas algum tipo de procedimento, como a ortodontia, por exemplo. Para saber seu ticket médio não é preciso ser um mestre dos cálculos e nem contar com a ajuda de um contador ou administrador.

Basta saber o valor obtido por todos os procedimentos realizados (dentro de um período, como um ano ou um mês) e dividir pelo número de procedimentos. Se você quer saber o seu ticket médio de clareamento, some tudo que você ganhou fazendo clareamentos e depois divida esse número pelo número de clareamentos que fez.

Com o Dentista Organizado, esse processo fica ainda mais simples. Na parte financeira de nosso software odontológico, é possível obter relatórios com diversas métricas. Uma delas é o ticket médio, permitindo uma rápida visualização do rendimento que você tem a cada vez que atende um paciente.


Organize melhor suas finanças


Conhecer o ticket médio é uma forma de conhecer melhor a saúde financeira do consultório. Visualizando quanto você está recebendo, em média, por cada procedimento, é possível saber se de fato você está tendo lucro, se você souber os seus custos fixos.

Também é possível saber quanto esperar que cada paciente invista. Se o seu ticket médio for R$ 500, por exemplo, você tem a projeção de que cada novo paciente conquistado irá gastar em média esse valor com você. É importante ter isso em mente na hora de analisar quanto você vai investir em ações de marketing, por exemplo.

Outra coisa importante é calcular o ticket médio por cada profissional que atende em sua clínica. Alguns dentistas podem representar um ticket médio maior que outros, por fazerem procedimentos com alto valor agregado, por exemplo.

Todos esses números e métricas ficam melhor entendidos quando se usa a tecnologia a seu favor. Com um software especializado, como o Dentista Organizado, é possível conferir informações referentes a cada profissional, ou referentes a tipos de procedimentos especificamente.


Faça adequações necessárias


Conhecendo melhor o status financeiro do seu consultório odontológico, é possível fazer as adaptações para que ele prospere. Se você descobriu que o ticket médio é menor do que achou que fosse, é hora de rever os seus preços, melhorar a sua estrutura e atendimento para conseguir cobrar mais.

Ou, se isso não é possível no momento, é hora de aumentar o seu número de atendimentos na semana para que, com o volume, o seu faturamento possa aumentar. Para isso, boas estratégias de marketing odontológico são essenciais.

E você, já conta com um software odontológico para melhorar as suas finanças? Crie sua conta hoje e ganhe 15 dias de acesso, sem custo e sem compromisso!



Você precisa ler também