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O que você precisa lembrar ao atender seus pacientes na internet

O que você precisa lembrar ao atender seus pacientes na internet

O mundo virtual é um grande aliado na hora de atrair e reter pacientes para o seu consultório ou clínica odontológica. É por meio das redes sociais, aplicativos de mensagens e também os SMS que o seu público pode tirar dúvidas com você, marcar um atendimento, etc.

Porém, atender os pacientes no universo digital torna necessário um comportamento diferente. É preciso estar atento às tendências, conhecer o público que é nativo das redes sociais e falar a linguagem que se espera nesse ambiente virtual. Confira algumas dicas!


Respostas automáticas ou humanizadas?


Pelas redes sociais, WhatsApp Business e até os SMS (pelo uso de palavras-chave) é possível habilitar respostas automáticas. Elas são grandes aliadas na hora de ganhar tempo e eficiência no consultório. Por meio delas, você informa rapidamente os pacientes sobre horários de atendimento, formas de pagamento e especialidades que você trabalha.

Porém, em alguns casos, as pessoas precisarão de mais informações e muitas delas não gostam de sentir que estão falando com um robô. Por isso, é fundamental deixar as respostas mais humanizadas, com a inserção do nome de cada paciente automaticamente, por exemplo.

Outra coisa é ficar monitorando essas conversas para dar um atendimento você mesmo quando precisar. Quando for você falando com o paciente, seja nas redes sociais, apps ou SMS, lembre de falar o nome da pessoa, afinal todos gostam de ser tratados pelo nome e isso irá melhorar a experiência.


Emojis: usar ou não usar


Nas redes sociais e aplicativos de mensagem é possível utilizar os emojis, que são aquelas carinhas e desenhos, para tornar a sua comunicação mais leve e descontraída. Eles são um ótimo complemento e ajudam a expressar melhor o que você quer dizer, quando não é possível que seu paciente veja nem ouça você.

Os emojis, porém, não são uma regra. Tudo vai depender do tipo de comunicação que você já utiliza normalmente. Um consultório que sempre foi mais sério ao abordar os pacientes, quando usa esse recurso, pode parecer meio forçado. Se seu público é mais jovem e já utiliza os emojis ao mandar mensagens ao seu consultório, o uso está liberado!


Posso demorar para responder?


Na internet se percebe que as coisas são cada vez mais imediatas. Ficamos frustrados quando um site demora para carregar, quando um produto de uma loja virtual demora para chegar e quando alguém demora para responder.

Nesse sentido, as respostas automáticas ajudam muito. Mas e quando o paciente perguntou algo que não há uma resposta pronta? Nesse caso, é preciso ficar atento às suas redes.

Olhe todos os dias, se possível mais de uma vez, as mensagens no seu Facebook e Instagram, além de outras redes sociais que utilize, além de verificar os comentários. No caso dos SMS, o Dentista Organizado já compila as mensagens recebidas para que você possa responder com mais agilidade.

Não deixe seus pacientes mais de um dia esperando por uma resposta e procure personalizar sempre a experiência, criando um diálogo ao invés de uma série de respostas mecânicas.

E você, que ferramentas de comunicação utiliza em seu consultório? Se ainda não conhece nosso disparo de SMS e confirmações automáticas de consulta, crie sua conta gratuita hoje mesmo e ganhe 50 envios de mensagens para utilizar como quiser!



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