Novo

Vazamento de dados de pacientes: como se prevenir

Vazamento de dados de pacientes: como se prevenir

Cada vez mais os dados são um bem valioso para qualquer tipo de empresa. É por meio deles que se pode conhecer os clientes, estabelecer uma comunicação e fechar vendas. Por isso, a proteção a todas as informações dos pacientes deve ser uma prioridade dos dentistas.

Ter dados vazados prejudica a reputação do consultório, que acaba perdendo a confiança dos pacientes, e ainda traz prejuízos financeiros, quando se é cobrado algum valor em caso de roubo dessas informações.

Além disso, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) protege os cidadãos quanto ao uso de seus dados. Se você estiver usando informações de contato de pacientes sem a permissão deles, ou mesmo não protegendo essas informações de terceiros, você pode ser penalizado pela lei. O que pode acontecer com quem infringe a LGPD são bloqueios do uso de dados, publicização do ocorrido e, em alguns casos, até multa.


Utilize um sistema odontológico de confiança


A primeira coisa a se ter em mente, quando você trabalha na prevenção de possíveis vazamentos de dados, é como você armazena eles. Quando falamos de uma planilha, qualquer pessoa com acesso ao seu computador poderia ver informações de contato e sobre a saúde de seus pacientes, por exemplo. Vale destacar que dados referentes à saúde são considerados dados sensíveis pela LGPD.

Quando você utilize um software odontológico, como o Dentista Organizado, você evita problemas como esse. Com um sistema especializado, só tem acesso aos dados quem tem uma senha, seja você ou sua equipe. A facilidade desse tipo de software é que também pode ser utilizado no navegador do celular.


Limite o acesso somente às pessoas necessárias


Quando você é dono de um consultório ou clínica odontológica, você pode assinar um plano de nosso software e permitir o acesso ao sistema para sua equipe. O importante é limitar esse acesso ao que é necessário para o trabalho de cada um.

Se membros da sua equipe tiverem acesso a muitos dados desnecessariamente, você pode ter problemas de vazamentos. Além da divulgação desses dados ou uso indevido, eles podem acabar parando na base de outras empresas. Por isso, se proteja e informe seus colaboradores sobre a importância de cuidar das informações de pacientes.


Cuidado com os golpes na internet


Têm se tornado cada vez mais comuns os golpes que clonam contas de WhatsApp. Geralmente, os golpistas se passam por empresas e pedem códigos de confirmação do aplicativo de mensagens. Quando isso é feito, eles assumem o controle do WhatsApp da vítima e cobram um valor para resgate.

Nesse sentido, o cuidado é duplo: se receber um pedido por parte de uma empresa referente a um código enviado por SMS, cheque se o perfil é real. E, se você ver algum perfil se passando por seu consultório na internet, denuncie na hora e avise seus pacientes.

Utilizando as ferramentas tecnológicas a seu favor e cuidado das informações de pacientes, você se previne de problemas judiciais e mantém intacta a imagem do seu consultório odontológico.

Para conhecer nossas soluções para gerenciamento de dados de pacientes, fluxo de caixa, confirmações de consulta e controle de estoque, faça seu cadastro hoje mesmo e ganhe 15 dias de acesso!



Você precisa ler também