Novo

Inovações para consultórios odontológicos em 2021

Inovações para consultórios odontológicos em 2021

O ano novo está batendo à porta e esse período nos pede para refletir. Devemos não só fazer um balanço do ano anterior, mas planejar os próximos doze meses, tanto pessoalmente quanto profissionalmente, no consultório odontológico.

A cada ano, o comportamento dos pacientes muda, eles priorizam novas coisas e é preciso se adaptar. O ano de 2020 foi marcado pelo impacto da covid-19 na economia e para 2021 é preciso se preparar. Ao oferecer algo diferente e agregar valor ao seu trabalho, você diminui suas chances de perder para a concorrência no próximo ano.

Confira abaixo alguns exemplos do que você pode fazer!


Dados e mais dados para tomar decisões


Hoje em dia temos muitos dados disponíveis sobre nossos pacientes. Quando utilizamos um sistema odontológico com agenda em nuvem, por exemplo, temos diversas informações à disposição.

Você pode visualizar rapidamente quais dias e horários são os mais concorridos, qual o gênero da maioria dos pacientes, idade, onde moram, meios de pagamento, frequência de consultas, etc.

Todos esses dados ajudam você a criar campanhas de marketing destinadas ao público certo e melhorar o seu atendimento cada vez mais para atender as necessidades reais dos seus pacientes. Se você já utiliza um sistema como o Dentista Organizado, pare uns minutos para olhar os dados disponíveis e ver que tipo de insight você pode ser para o próximo ano.


Atendimentos remotos para grupos de risco


A telemedicina ganhou espaço em 2020, principalmente para a triagem, com o intuito de identificar se o atendimento presencial é necessário. Esse pode ser um bom recurso para adotar em consultórios odontológicos, para identificar os sintomas do paciente e ver se é possível um tratamento em casa.

Essa estratégia é útil principalmente se você atende grupos de risco do corona vírus, como os idosos e pessoas com problemas respiratórios. Se informe sobre a viabilidade do atendimento remoto para seu consultório e como ele poderia funcionar para facilitar a vida de seu público.


Reels e TikToks para aumentar seu alcance


Eles chegaram em 2020 e prometem ficar por um tempo: a ferramenta Reels do Instagram e o aplicativo TikTok fazem sucesso entre diversas faixas etárias e permitem dar um recado de forma simples e divertida.

Você pode criar esses pequenos vídeos para mostrar os bastidores do consultório, dar dicas de saúde bucal, trabalhar na desconstrução de mitos e fake news quando o assunto é saúde bucal. Mostrar o seu rosto e a sua equipe aumenta a confiança no seu consultório e utilizar essas novas ferramentas melhora a percepção sobre sua marca.


Inteligência artificial na odontologia


Os sistemas de inteligência artificial para consultórios odontológicos criam imagens 3D da boca do paciente, ajudando a identificar possíveis problemas. Essa tecnologia também auxilia na confecção de coroas e próteses ao gerar a visualização dos dentes do paciente.

A inteligência artificial também pode ajudar na comunicação, quando você usa respostas automáticas nas redes sociais para ajudar pacientes que entram em contato, por exemplo. Automatize processos e ganhe tempo para melhorar ainda mais o seu trabalho em 2021.



Você precisa ler também