Novo

Como tornar seu consultório mais sustentável em 2021

Como tornar seu consultório mais sustentável em 2021

Está traçando planos para o seu consultório odontológico neste ano? Pode ser que eles incluam um faturamento maior, um aumento na lista de pacientes, uma margem de lucro maior para reinvestir.

Porém, além dessas metas, é importante traçar um futuro mais sustentável para o seu negócio. Uma rotina que seja mais amigável para o planeta ajuda a sociedade, os seus pacientes e o seu bolso.

Existem algumas coisas que você pode incluir no seu dia a dia para tornar o seu consultório odontológico mais "eco-friendly". Continue lendo para conferir!


Digitalize o seu consultório


Diminuir o uso de papel já representa um ganho em termos de sustentabilidade e economia para a sua empresa. Em vez de entregar um papelzinho com a data e horário da consulta agendada ao paciente, opte pelo lembrete do agendamento via SMS, por exemplo, o que pode ser feito pelo nosso software odontológico.

Fichas de cadastro e anamneses são coisas que podem ser feitas online, também pelo software. Assim como é uma atitude positiva para o planeta, tornar o processo digital torna tudo mais seguro e mais prático, tanto para os pacientes como para a equipe.


Repense o seu lixo e recicle


Separar o lixo é uma ação simples que pode ter um grande impacto positivo no meio ambiente. Oriente seus funcionários e também seus pacientes sobre a importância dessa separação, por meio de placas e avisos, por exemplo.

Também é importante reduzir o plástico sempre que possível. Para servir água ou café, pense em alternativas aos copinhos descartáveis. Por mais que seja preciso lavar um copo de vidro ou xícara de porcelana, é uma solução mais sustentável do que o plástico.


Economize energia no consultório


Para economizar energia, e ainda fazer sobrar mais dinheiro no final do mês, você pode não usar o ar condicionado em uma temperatura tão fria, não deixar aparelhos ligados em stand by e substituir as lâmpadas convencionais por alternativas mais econômicas.

Busque facilitar a entrada de luz solar no consultório para que não seja tão necessário ligar todas as lâmpadas durante o dia e o ambiente fique também mais agradável para seus pacientes.


Incentive o uso de produtos sustentáveis


Hoje em dia há diversas empresas realizando ações sustentáveis e vendendo produtos que são amigos do meio ambiente. Já existem escovas que possibilitam trocar somente a parte de cima com as cerdas, sem precisar jogar toda no lixo e comprar uma nova, diminuindo os resíduos sólidos no planeta.

Os próprios brindes que você distribui podem ser feitos a partir de material reciclado, por exemplo. São diversas formas de diminuir o uso de plástico e inspirar os pacientes a entrarem nessa onda de sustentabilidade com você!

E você, como tem praticado a sustentabilidade dentro do seu consultório? Comece digitalizando os seus processos e economizando papel! Crie sua conta hoje mesmo e ganhe acesso às nossas funcionalidades durante 15 dias sem custo. Conheça na prática a agenda inteligente, o controle financeiro, a gestão do estoque e a confirmação de consulta por SMS sem compromisso e com a ajuda de nosso time de suporte.



Você precisa ler também