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As 10 razões pelas quais os dentistas têm consultórios de sucesso

As 10 razões pelas quais os dentistas têm consultórios de sucesso

Você já tem o seu consultório odontológico há algum tempo e tem a impressão de que ele não está crescendo como deveria? O mercado da odontologia está cada vez mais competitivo e conseguir novos pacientes não é uma tarefa fácil.

Abaixo estão dez atitudes que podem fazer toda a diferença na hora de crescer o seu consultório. Se você analisar os dentistas que mais admira, provavelmente eles já estão as colocando em prática. São atitudes simples e que envolvem baixo custo, mas que podem trazer um ótimo retorno para a sua carreira.

1. Eles têm um diferencial

Para saber se o seu consultório tem um diferencial, responda à seguinte pergunta: por que as pessoas devem realizar os seus tratamentos odontológicos com você e não com a concorrência?

O seu diferencial para atrair mais pacientes pode ser a qualidade do serviço, do atendimento, a decoração, o local do consultório, o preço ou a relevância do seu nome na odontologia. Você também pode se tornar uma referência em uma especialidade, para que as pessoas pensem em você ao procurar determinados procedimentos.

2. São pessoas organizadas

A organização é uma das principais características de muitos empreendedores de sucesso, independente da área de atuação. Isso é importante tanto para os itens no estoque do consultório como para as informações da administração.

O ideal é ter os horários dos atendimentos, assim como as informações sobre os pacientes e sobre as finanças em um software odontológico ou em planilhas. Coloque esses dados online, para que você não perca essas informações. Assim você pode acessar a sua agenda e o contato do paciente, assim como as próximas despesas, de onde você estiver.

3. Sabem delegar funções

Para ter uma carreira de sucesso na odontologia, é fundamental que você saiba quais são os seus pontos fortes e seus pontos fracos. Como já disse Steve Jobs, "concentre-se naquilo em que você é bom, delegue todo o resto".

Invista em autoconhecimento e encontre as pessoas ideais para realizar aquelas tarefas que você não gosta, como o controle da agenda, das finanças ou o marketing do consultório. Ao tentar fazer tudo dentro do seu consultório, você acabará não sendo excelente no que é importante para você.

4. Estão sempre dispostos a aprender

Hoje em dia, existem diversas maneiras de se manter atualizado sobre as novidades da odontologia. Faça cursos, vá a eventos e workshops, ouça sobre as experiências de colegas de profissão.

Se você não tem tanto tempo para isso, existem muitos materiais na internet, como os e-books e os artigos do Google Acadêmico. Uma boa dica também é acompanhar os blogs e canais de Youtube especializados no assunto.

5. Têm referências dentro da odontologia (e outras áreas)

Todo empreendedor deve ter boas referências. Essa pessoa pode ser alguém da sua área, que tem a carreira que você gostaria de ter, ou até mesmo uma celebridade, como Steve Jobs ou Mary Kay Ash.

Identifique as pessoas que você admira e gostaria de ter resultados parecidos. Estude as estratégias utilizadas por elas e adapte para a sua vida e seu trabalho. Em nosso blog publicamos entrevistas com dentistas empreendedores para te inspirar na gestão do seu consultório.

6. Utilizam a tecnologia a seu favor

Se você acredita que a tecnologia não tem o poder de transformar a gestão do seu consultório, está enganado. Existem muitas ferramentas que podem lhe ajudar a atrair e fidelizar pacientes, além de deixar as contas em dia.

Não dispense o uso de um software odontológico, além da automação de mensagens SMS, e-mails e postagens nas redes sociais. Também é válido utilizar a internet para buscar referências de outros consultórios ao redor do mundo e estar sempre atualizado sobre as novidades da odontologia.

7. São responsáveis com as finanças

Você é o único responsável se o seu consultório crescer ou quebrar. Por isso, o autocontrole e a organização são essenciais para manter as finanças em dia e o consultório funcionando. Registre todas as contas a pagar e as datas de vencimento em seu software odontológico, assim como os valores de procedimentos que irão entrar, e as datas para cobrança, se necessário.

8. Eles fazem os pacientes retornarem

Você sabia que conquistar um paciente novo pode ser de cinco a sete vezes mais caro que fidelizar um antigo? Invista em proporcionar a melhor experiência possível dentro de seu consultório, e fora dele, para que os pacientes voltem.

Tenha uma decoração que faça as pessoas se sentirem confortáveis, invista em um bom atendimento, saiba ouvir as reclamações de seus pacientes e nunca perca o contato. Para que as pessoas não se esqueçam de você ao sair do consultório, registre os contatos em seu software e aproveite as datas comemorativas (e o aniversário do paciente) para enviar mensagens SMS.

9. Tratam o consultório como uma empresa

O seu consultório odontológico é uma verdadeira empresa, então, além de um bom dentista, você deve ser um excelente empresário. Busque conhecimento nas mais diversas áreas dentro da gestão de empresas, por meio de cursos e livros. Entenda pelo menos um pouco sobre finanças, marketing, liderança e estratégia. Se você dominar a gestão de consultório, poderá gerir uma empresa em qualquer área que provavelmente irá ser bem sucedido.

10. Fazem marketing pessoal

Para que seus pacientes sejam fiéis a você e sempre te acompanhem, você precisa investir no marketing pessoal. Assim como no marketing do seu consultório, você deve definir um público alvo (por que tipo de pessoa você quer sem bem visto?).

Esteja onde seu público alvo está, publique sempre nas redes sociais para mostrar o que você faz de melhor e invista em seu networking, comparecendo em eventos. Se você tem seus pacientes adicionados em mídias sociais como Facebook e Instagram, sempre tenha cuidado com o que você publicar. Prefira ter redes sociais separadas, para o consultório e para assuntos pessoais.

Para mais conteúdo sobre gestão de consultórios odontológico, baixe o nosso e-book O Guia Definitivo para o Crescimento do seu Consultório.



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