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Por que a inteligência emocional é importante para os dentistas?

Por que a inteligência emocional é importante para os dentistas?

Indiferente do ramo que atua, a inteligência emocional e o controle de nossas reações são essenciais para que você faça bem o seu trabalho. Com os dentistas, não seria diferente. Hoje, o nosso artigo será voltado à importância da inteligência emocional e a razão dela ser necessária no seu consultório odontológico, devendo ser prezada por toda a equipe.

Lidar bem com as emoções, sejam suas ou dos outros, torna você um dentista mais empático, mais paciente e que vai passar muito mais confiança na hora de atender as pessoas. Sabemos que lidar com o público é lidar com pessoas em diversos humores e estados de espírito, por isso você precisa estar preparado.


O que é a inteligência emocional?


Podemos definir a inteligência emocional como a capacidade de reconhecer os sentimentos daqueles que convivem conosco e os nossos próprios sentimentos, fazendo com que tenhamos mais assertividade para tomarmos decisões e reagirmos a certos conflitos.

Inteligência emocional tem tudo a ver com conhecer os nossos sentimentos e emoções, saber o que nos provoca determinadas reações e como agir quando identificarmos certos sinais em nós mesmos.

Você aplica essa habilidade quando consegue lidar com pacientes difíceis, quando gerencia determinados problemas entre a sua equipe e quando controla as próprias emoções para dar o seu melhor no consultório.


Como podemos aplicar e usufruir da inteligência emocional?


Como dito inicialmente, a inteligência das emoções é indispensável para qualquer ramo e para qualquer cargo. Para os dentistas, o controle das emoções e o autoconhecimento impactam diretamente no atendimento aos pacientes.

Cada pessoa pode reagir de maneira diferente com as suas emoções, lembrando que a maneira como você interage e reage com o próximo depende de como você está lidando com as suas dificuldades no dia a dia.

Entre os benefícios que podemos ter por meio do controle das nossas emoções, temos:

- Melhora no desempenho profissional;
- Melhora nas relações sociais;
- Capacidade de fluir o pensamento;
- Mais a inovações e criações no seu consultório;
- Bom atendimento a clientes;
- Saber lidar com relacionamentos e com a sua equipe;
- Otimismo e forte impulso para alcançar os objetivos da sua empresa.


Inteligência emocional no consultório


Uma boa estrutura é uma razão para os pacientes escolherem determinado consultório e além de tudo, um bom relacionamento com o público é um enorme diferencial.

Por esta razão, uma boa relação social e emocional é uma das grandes razões para o seu consultório destacar-se e plantar novos caminhos para o desenvolvimento.

Caso você esteja pensando em melhorar o seu desempenho, busque estudar e ler sobre a inteligência emocional e como ela pode ser aplicada na relação com os seus pacientes e sua equipe. A inteligência emocional pode impactar inclusive a sua vida fora do consultório, melhorando suas relações e também o seu autoconhecimento.


Vá além no relacionamento com pacientes


Assim como atender bem e ter empatia com seu público é fundamental, boas estratégias de comunicação aproximam ainda mais os pacientes de você e os tornam mais fiéis à sua marca.

Nesse sentido, vale investir em boas ferramentas de comunicação para se manter em contato com quem já frequentou sua sala de atendimento. No Dentista Organizado, você conta com a ferramenta de campanhas de SMS para enviar mensagens de aniversário, confirmações de consultas e campanhas de marketing para ser lembrado pelo seu público.

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