Novo

Quando é hora de mudar a identidade visual do consultório?

Quando é hora de mudar a identidade visual do consultório?

A identidade visual do seu consultório ou clínica odontológica é a forma como você se posiciona, como você comunica o seu trabalho sem precisar falar. Ela inclui o seu logotipo, as cores que você utiliza, o seu material de papelaria, os posts das suas redes sociais.

É essencial ter uma boa identidade visual para conquistar mais a confiança dos pacientes e atrair o tipo de público que você está buscando. O ideal é que ela seja feita por um bom profissional de design.

Porém, a sua identidade visual não será a mesma para sempre. O seu consultório ou clínica vai crescer, pode se especializar em alguma área, pode atrair um novo público, etc. Além disso, as tendências de design mudam e muitas empresas buscam se adequar ao que há de mais moderno.

Será que é a hora de mudar o seu logotipo e seus materiais? Confira algumas questões que pedem a revisão da sua marca!


Você passou por um rebranding


Um rebranding é um reposicionamento de marca. Ele acontece quando você passa por uma consultoria ou coaching, por exemplo, e ajusta a sua comunicação para os objetivos atuais. Pode acontecer também quando há uma mudança significativa no seu negócio ou ele está crescendo.

O ideal é conversar com a agência ou profissional de design e passar todas as informações sobre os novos objetivos, os valores que você defende, o público que quer atender, etc. A identidade irá traduzir essa nova fase.


Sua logo não tem um design atual


O conceito do que é bonito em termos de identidade visual muda conforme o tempo. Hoje em dia, por exemplo, muitas empresas grandes estão adotando um logotipo mais minimalista, sem tantos detalhes, sem sombras, etc.

Claro que você não precisa mudar sua identidade o tempo todo para seguir tendências. Mas, com o passar dos anos, pode ser que a sua marca já esteja bem diferente do que é considerado um bom design no momento.


Você mudou de nome ou de foco


Pode ser que o seu consultório odontológico tenha se transformado em uma clínica com dezenas de dentistas. Ou pode ser que antes seu foco era ortodontia, mas você se especializou em procedimentos estéticos.

Essa mudança exige também uma mudança de posicionamento. Por isso o novo logo deve comunicar o que você faz agora, no caso da estética deve ser mais delicado, por exemplo.

Em resumo, são muitos fatores que levam à necessidade de se mudar a marca. Se chegou a hora do seu consultório fazer isso, pesquise por bons profissionais e já reúna as informações do seu consultório, assim como referências de marca que você acha que os logotipos são legais. Assim o profissional ou agência pode conhecer o seu gosto e o que quer passar para o público.


Comunicação vai além do design


Não se esqueça de que um logo impactante não é tudo. A comunicação deve ser trabalhada em todas as esferas. Que tal incluir as campanhas de SMS na sua estratégia? Assim você se aproxima mais de seus pacientes e, com o Dentista Organizado, elas ainda servem para confirmar consultas automaticamente. Crie a sua conta gratuita e experimente durante 15 dias!



Você precisa ler também