Novo

Como você é visto? Dicas de imagem pessoal para dentistas

Como você é visto? Dicas de imagem pessoal para dentistas

A imagem pessoal é uma preocupação para muitos profissionais que querem ser bem sucedidos e atrair clientes. Na odontologia não é diferente. Em uma área cheia de tradições, muitos profissionais têm dúvidas sobre o que deve ou não ser seguido.

Através da imagem, ou seja, das roupas, postura e forma de expressão, é possível transmitir a mensagem que você deseja aos pacientes. Seja ela de credibilidade, limpeza, organização, senso estético, etc. Por mais que na área da saúde, como um todo, existam regras, é possível ser criativo e passar a mensagem correta aos seus pacientes sem perder a personalidade.

A primeira impressão do paciente

A imagem pessoal deve ser um assunto importante para as outras pessoas que trabalham no consultório odontológico, além do dentista, como os auxiliares e os recepcionistas. Afinal, essas pessoas são o cartão de visitas da empresa, sendo responsáveis pela primeira impressão que o paciente terá do local. Se você tem um consultório, invista em treinamentos adequados para a sua equipe.

Transmita segurança e higiene

Você deve ser o espelho das suas melhores qualidades para transmitir confiança aos pacientes, que estão deixando a própria saúde bucal em suas mãos. Transmitir limpeza por meio das roupas e do ambiente é fundamental, além, é claro, do sorriso. Não se esqueça de que a relação entre dentistas e pacientes é mais pessoal e conquistar a confiança das pessoas faz toda a diferença.

Manter um sorriso bonito e roupas limpas é o primeiro passo para construir uma boa imagem como dentista. Como incidentes podem acontecer, se certifique de que no consultório haja jalecos e sapatos limpos, caso haja a necessidade de trocar. Roupas claras reforçam a ideia de higiene. Outra dica é não utilizar os cabelos soltos durante os procedimentos e não utilizar perfumes muito marcantes.

Para os sapatos, muitas vezes não existem regras, mas evite cores muito contrastantes se o seu uniforme for branco. As melhores cores, além do branco, são os tons de bege, marrom ou azul. Prefira também os sapatos fechados aos abertos e evite o uso de tênis.

Preciso utilizar o uniforme branco?

A tradição das roupas brancas na odontologia começa logo nos primeiros momentos na faculdade. Os alunos no início do curso já devem comprar o uniforme completo: jaleco, sapatos, cintos, camisas, tudo branco. Uma das maiores justificativas para o uso é a higiene, afinal, nas roupas brancas a sujeira fica muito mais evidente.

Porém, na realidade, não existe essa pressão para utilizar a cor branca após o término na faculdade, apenas o jaleco. Muitos dentistas ou profissionais da saúde deixam o traje completo para casos específicos em que há uma determinação do hospital ou empresa. Apesar da não obrigatoriedade, existem casos em que as roupas brancas são utilizadas para gerar mais autoridade nos pacientes.

Existem jalecos e acessórios de diversas cores e você pode experimentar deixar o branco de lado para deixar o consultório com um ar mais alegre e único. Principalmente se você lida com crianças, isso pode ajudar a humanizar a sua imagem e deixar os pacientes mais tranquilos, afinal a imagem do jaleco branco pode ser associada a cirurgias e outros procedimentos dolorosos para o paciente.

Conheça o seu público-alvo

Antes de pensar no que você precisa fazer para melhorar a sua imagem pessoal como dentista, pense no público que frequenta o seu consultório. Se certifique de que a decoração do ambiente, o seu atendimento e a forma com que você se veste estejam de acordo com quem realiza os tratamentos com você. Considere a idade das pessoas, o bairro em que o consultório está localizado e até a renda do seu público.

Utilize a internet a seu favor

Essa ferramenta é muito importante na hora de construir uma imagem pessoal. Utilize as redes sociais como o Facebook e Instagram para divulgar seus melhores trabalhos e as coisas das quais você se orgulha de ter feito. Criar conteúdo frequente para um blog e ou para um canal de Youtube também ajuda a lhe tornar uma referência na área.

Para aprender muito mais sobre o crescimento do seu consultório e de sua marca como dentista, baixe agora o nosso e-book.



Você precisa ler também