Novo

A importância da cibersegurança para os dentistas

A importância da cibersegurança para os dentistas

Você já parou para pensar na segurança das informações que são tratadas pelo seu consultório odontológico? Hoje em dia, ataques de hackers estão ficando cada vez mais comuns e acabam sendo negócios lucrativos para os criminosos que pegam os profissionais desprevenidos.

Desde o ano passado, está em vigor a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), o que torna a proteção de informações pessoais ainda mais importante. A nova lei vale para todo mundo, inclusive consultórios pequenos. Se houver algum dano aos dados, como um vazamento ou uso indevido, o profissional pode sofrer sanções e multas.

Vale destacar que, para a LGPD, os dados relacionados à saúde são considerados dados sensíveis. Ou seja, tudo que tiver a ver com o estado de seus pacientes, procedimentos realizados, a anamnese, etc, deve receber um cuidado redobrado.

Confira algumas dicas para se proteger e aumentar a segurança sobre as informações de seus pacientes:


Como ficar menos vulnerável


Existem algumas atitudes simples que já melhoram a cibersegurança do seu consultório odontológico. Se você usa seu WhatsApp para conversar com seus pacientes, habilite a autenticação de dois fatores. Com isso, se alguém quiser logar seu WhatsApp em um celular diferente, vai precisar inserir a senha que você criou, não apenas o SMS de confirmação.

A mesma coisa pode ser feita no seu e-mail e nas suas redes sociais. Uma autenticação de dois fatores diminui a chance de alguém clonar suas contas e falar com seus pacientes ou familiares como se fosse você.

Diminuir o número de sites acessados e de downloads no computador de trabalho do seu consultório ou clínica também ajuda na segurança. Evite também colocar pen drives, que podem conter vírus e deixar o computador mais vulnerável.

As redes de WiFi abertas, de lugares públicos, também podem representar perigos. Evite utilizá-las se você tem muitos dados financeiros e de pacientes em seu celular. Além disso, não deixe o seu telefone sem senha para acesso.


Oriente bem o seu time


A equipe do seu consultório deve ser bem instruída no assunto segurança dos dados. Oriente sua secretária e demais funcionários a não clicarem em qualquer link, não passarem códigos recebidos por SMS para qualquer empresa ou pessoa, não conectarem as contas em tantos dispositivos diferentes.

É importante também restringir o acesso aos dados, por uma questão de segurança e também de privacidade. A sua secretária não precisa saber, por exemplo, dos medicamentos que seu paciente tomou, e seu financeiro não precisa saber do endereço ou telefone dos pacientes.


Invista nas ferramentas certas


Quando você utiliza um software odontológico especializado, você aumenta o nível de segurança dos dados do seu consultório e dos seus pacientes. Com o Dentista Organizado, seus dados são totalmente criptografados e seguros na nuvem, garantindo que somente você terá acesso às suas informações.

Comece hoje mesmo seu teste gratuito e tenha acesso à agenda inteligente, confirmação de consultas por SMS, ferramentas de marketing, fluxo de caixa e controle de estoque. Aproveite sem custo e sem compromisso por 15 dias e ganhe 50 envios de SMS para se conectar com seus pacientes.



Você precisa ler também