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Gestão de pessoas: tudo o que você precisa saber e como aplicar na clínica

Gestão de pessoas: tudo o que você precisa saber e como aplicar na clínica

No momento que o dentista abre sua própria clínica e conta com uma equipe de outros profissionais, ele também se torna um empreendedor. Conforme o consultório cresce e a clientela aumenta, a parte administrativa pode começar a pesar e novos desafios surgem. Dentre esses desafios, está a gestão de pessoas.

O conceito de gestão de pessoas tanto na odontologia, quanto em qualquer outro segmento, pode ser definido como um conjunto de práticas e políticas relacionadas com o ser humano, e serve para manter a motivação dos colaboradores e promover um bom clima organizacional.

Sendo assim, neste artigo, separamos tudo o que você precisa saber para realizar uma boa gestão de pessoas.


Como implementar a gestão de pessoas?


Geralmente, nas grandes empresas, é o setor de Recursos Humanos responsável por implementar tais práticas, desempenhando funções como recrutamento, treinamento e garantia dos benefícios dos funcionários.

Porém, não é necessário ter um time exclusivo para isso, se você gerencia uma clínica, mesmo que não se dê conta, já está aplicando a gestão de pessoas.


Primeiros passos


Reconhecer o momento certo de aplicar a gestão de pessoas é um dos primeiros desafios. Não existe um momento exato para se colocar em prática, e o processo pode ser diferente para cada profissional.

Portanto, você deve ter o hábito de olhar para você e sua clínica e fazer perguntas como: quanto devo investir para ter um negócio de respeito no mercado? Eu tenho um bom plano de negócios? Esse plano me ajuda a alcançar metas e pensar a longo prazo, me guiando no meu dia a dia?

Com esses questionamentos, ficará mais evidente encontrar respostas sobre seu perfil como empreendedor e pensar em soluções do que é preciso melhorar na clínica.

Além disso, outros meios de fazer uma avaliação da clínica e concluir possíveis pontos a serem melhorados são:

- Conversar com os funcionários e estabelecer metas e planos;

- Investir na capacitação da equipe e de si mesmo como gestor;

- Verificar se a agenda do consultório é organizada e otimizada para cumprimento dos horários de forma efetiva.


Estabelecendo metas


Metas existem para serem cumpridas. Elas servem para direcionar nossos passos em direção aquilo que desejamos. Dentro da empresa, as metas devem compensar a demanda, enquanto mantém os funcionários motivados a cumpri-las.

Ao planejar, muitos empresários podem acabar extrapolando e criar metas mirabolantes e impossíveis de serem alcançadas. Por isso, elas devem ser SMART, na sigla em inglês, que nada mais é do que um método de definição de metas que leva em consideração 5 fatores, sendo eles:

- Singulares: metas bem definidas que orientam e motivam o funcionário a atingir o objetivo. Ex: aumentar as vendas;

- Mensuráveis: metas que podem ser medidas e quantificadas em dados para avaliar o desempenho geral;

- Atingíveis: metas que devem ser claras e realistas;

- Relevantes: metas que consideram o contexto e ambiente onde o negócio está inserido;

- Temporais: metas que devem ter um prazo ou período a ser alcançado.

Dessa forma, após estabelecer as metas, é fundamental já iniciar o plano de negócios, que é uma espécie de documento oficial que descreve o planejamento estratégico de uma empresa. Além dos objetivos especificados, contém informações sobre o mercado e dados internos do negócio.


Analisando resultados


Como em qualquer planejamento, é preciso saber se suas estratégias estão trazendo o retorno esperado. No caso da gestão de pessoas, ela também envolve custos. Saber quanto você gasta e quanto está gerando é muito importante para ter controle sobre seu negócio.

No marketing digital, algumas métricas podem ajudar na hora de fazer essa análise. O ROI (Retorno Sobre Investimento), por exemplo, é o cálculo que informa o valor que você provavelmente receberá sobre determinado gasto. No caso, se você investe em capacitação de funcionários e recebe menos do que gasta, será um investimento perdido.

Como dito anteriormente neste artigo, não existe um momento certo para implementar a gestão de pessoas. Para tomar a melhor atitude, o dentista deve ter como foco a melhora da clínica e do serviço prestado aos pacientes.

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